Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Macedónia do Norte

O perfil da seleção da Macedónia do Norte (grupo C): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

ROBERT ATANASOVSKI

Partilhar

MACEDÓNIA DO NORTE

Melhor marcador no apuramento: Eljif Elmas (4)
Melhor desempenho em Europeus: estreia
Euro 2016: não participou
Jogos no Euro 2020 (grupo C): Áustria (13 de junho); Ucrânia (17 de junho); Holanda (21 de junho)

Assim como a Finlândia, a Macedónia do Norte marcará presença numa grande competição pela primeira vez na sua história. Igor Angelovski, no cargo desde 2015, é o grande obreiro de tal feito, conquistado depois de baterem a Georgia na final do playoff de apuramento.

Organizada preferencialmente em 5-3-2, a Macedónia deverá assentar a sua ideia de jogo numa organização defensiva compacta, povoando muito as imediações da sua grande área. A nível ofensivo, as transições serão a maior arma. Neste momento, surge Elmas como principal figura, pela capacidade que tem em sair da pressão e pela velocidade e qualidade com que conduz. Há ainda a destacar os dois alas, Ristovski pela direita e Aliosski pela esquerda, dada a capacidade e velocidade com que oferecem largura e chegam ao último terço para servirem as zonas de finalização.

Na frente, a dupla de ataca composta por Pandev, mais a jogar como apoio (fundamental quando, em transição, recebe entre linhas e serve os movimentos dos colegas), e Trajkovski, mais capaz de desequilibrar em condução e de pedir a bola em profundidade, serão as principais ameaças.

JOGADOR CHAVE

Soccrates Images

Goran Pandev, 37 anos. O veterano avançado do Génova é a grande figura da sua seleção, tendo sido ele a carimbar a presença no Europeu, ao marcar o único golo na vitória sobre a Georgia na final do playoff. Já sem a disponibilidade física de outros tempos, Pandev continua a ser um jogador evoluído tecnicamente e a acrescentar qualidade no último terço – finalização e último passe.

JOGADOR A SEGUIR

Eljif Elmas, 21 anos. O médio do Nápoles é o presente e o futuro da seleção da Macedónia. Pode aturar como médio ou médio ofensivo, e acrescenta muita qualidade técnica na fase de construção e criação – forte ao nível do passe e a sair da pressão em condução. Também tem chegada a zonas de finalização e qualidade no remate.

11 provável