Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Polónia

O perfil da seleção da Polónia (grupo E): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

DeFodi Images

Partilhar

POLÓNIA

Melhor marcador no apuramento: Robert Lewandowski (6)
Melhor desempenho em Europeus: quartos-de-final (2016)
Euro 2016: quartos-de-final, perdeu frente a Portugal nos penáltis
Jogos no Euro 2020 : Eslováquia (14 de junho); Espanha (19 de junho); Suécia (23 de junho)

Depois de terem ficado pela fase de grupos no Mundial de 2018, com apenas 3 pontos conquistados, a Polónia procura agora voltar a realizar uma boa campanha numa grande competição. Para tal conta com o português Paulo Sousa, que assumiu o comando técnico da seleção já após a fase de qualificação ter terminado.

Organizados em 4-2-3-1 ou 3-4-1-2, a Polónia vai procurar um futebol rápido e vertical, mas sempre com o objetivo de servir com qualidade as zonas de finalização, sabendo que aí conta com um dos melhores finalizadores do mundo: Robert Lewadowski. Além do jogador do Bayern, há também Milik – parte do corredor lateral direito mas aparece muito em zonas centrais.

No meio campo, os principais nomes a ter em conta são Krychowiak – mais forte nos equilíbrios defensivos, Moder – oferece qualidade na fase de construção, e Zielinski – forte em condução, com qualidade técnica e agilidade para jogar entre linhas, e com capacidade para aparecer em zonas de finalização.

Na linha defensiva, Paulo Sousa conta com a experiência dos centrais Glik e Bednarek, e na baliza com a qualidade entre os postes de Szczesny, guarda-redes da Juventus.

JOGADOR CHAVE

Michael Regan - UEFA

Robert Lewandowski, 32 anos. O ponta-de-lança do Bayern terminou a época com uns incríveis 41 golos marcados só na liga alemã, o que lhe valeu a conquista da bota de ouro pela 1ª vez na carreira. Na seleção, Lewandowski continua a ser a grande figura, contando já com mais de 60 golos e quase 120 internacionalizações. Muito do que a Polónia for capaz de fazer passará pela sua qualidade em zonas de finalização, seja pelo ar ou pelo chão, de pé esquerdo ou de direito.

JOGADOR A SEGUIR

Jakub Moder, 22 anos. O médio do Brighton é forte fisicamente (1.88 de altura) mas é pela qualidade técnica e critério que se destaca do ponto de vista ofensivo. Oferece qualidade em fases de construção, sendo muito competente a ligar com a criação através do passe. Também aparece bem em zonas de finalização.

11 provável