Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Suíça

O perfil da seleção da Suíça (grupo A): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

STEFAN WERMUTH

Partilhar

SUÍÇA

Melhor marcador no apuramento: Cédric Itten (3)
Melhor desempenho em Europeus: oitavos-de-final (2016)
Euro 2016: oitavos-de-final, onde perdeu nos penáltis contra a Polónia
Jogos no Euro 2020 (grupo A): País de Gales (12 de junho); Itália (16 de junho); Turquia (20 de junho)

A Suíça de Vladimir Petkovic não falha a presença num Europeu e Mundial desde 2014, precisamente a altura em que o bósnio foi convidado para assumir o cargo de selecionador.

Durante a fase de qualificação, a Suíça abdicou do seu 4-2-3-1 habitual e começou a organizar-se em 3-4-2-1/3-4-1-2, sistema que encaixou bem com as características dos jogadores e que tem contribuído para um futebol positivo.

A largura é garantida pelos alas (Zuber/Rodriguez pela esquerda e Mbabu pela direita), e Xhaka continua como principal organizador de jogo pelo corredor central – é o responsável máximo por ligar a fase de construção com a de criação através do passe vertical.

Em zonas de criação, ou seja, no espaço entre a linha média e a linha defensiva, o principal nome a ter em conta é o de Shaqiri, que tem aproveitado este novo sistema tático para disfrutar de uma maior liberdade pelo corredor central.

Na frente de ataque, Petkovic tem implementada uma dinâmica que se baseia muito nos contra movimentos, ou seja, movimentos de apoio e profundidade, e para tal conta com a mobilidade que Seferovic e Embolo oferecerem no último terço.

JOGADOR CHAVE

FABRICE COFFRINI/GETTY

Xherdan Shaqiri, 29 anos. O extremo do Liverpool, que tem atuado mais como médio ofensivo neste novo sistema da seleção, continua a demonstrar toda a sua qualidade e importância no momento ofensivo. Com liberdade para se movimentar entre linhas, Shaqiri destaca-se pela qualidade técnica com que executa – recebe e enquadra de forma eficiente, e tem qualidade no último passe e no remate.

JOGADOR A SEGUIR

Breel Embolo, 23 anos. O avançado do Borussia Monchengladbach, que terminou a época com 6 golos e 6 assistências, tem características que podem ser muito importantes na dinâmica ofensiva da seleção, nomeadamente a sua velocidade, capacidade de explosão e movimentos de ataque à profundidade.

11 provável