Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Turquia

O perfil da seleção da Turquia (grupo A): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

Anadolu Agency

Partilhar

TURQUIA

Melhor marcador da fase de apuramento: Cenk Tosun (5)
Melhor desempenho em Europeus: meias-finais (2008)
Euro 2016: fase de grupos
Jogos no Euro 2020 (grupo A): Itália (12 de junho); País de Gales (16 de junho); Suíça (20 de junho)

Depois de ter sido selecionador da Turquia entre 2000 e 2004, fase durante a qual alcançaram um fantástico terceiro lugar no Mundial de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, Senol Gunes está de regresso (assinou em 2019) para orientar a seleção turca numa grande competição, e deixar para trás a desilusão de terem ficado fora do Mundial 2018.

A Turquia organiza-se preferencialmente em 4-1-4-1 no momento defensivo (também recorrem à linha de 5 quando os adversários usam muito a largura), e 4-3-3 com bola, embora se desdobrem muitas vezes num 3-4-3 numa 1ª fase de construção, com um dos médios a recuar para o meio dos centrais (Demiral, Kabak e Soyuncu são as opções para a dupla de centrais).

No corredor central, Yokulsu garante qualidade numa primeira fase de construção e uma boa proteção da zona à frente dos centrais, mas o principal desequilibrador é Calhanoglu - responsável por fazer chegar a bola a zonas de finalização. Nos corredores laterais, o principal objetivo passa por criar condições para cruzar e servir o poderoso Burak Yilmaz, que é sempre muito agressivo a atacar a bola e tem qualidade no momento da finalização. É também muito importante quando a Turquia procura sair a jogar mais direto.

JOGADOR CHAVE

BSR Agency

Hakan Calhanoglu, 27 anos. O médio do Milan é o principal criativo da seleção turca, e por isso, fundamental na dinâmica ofensiva. Movimenta-se para receber a bola nas costas dos médios adversários, para nesse espaço entre linhas, fazer uso da sua visão de jogo e qualidade no último passe, bem como do excelente remate que possui. É também uma mais-valia nas bolas paradas ofensivas.

JOGADOR A SEGUIR

Anadolu Agency

Cengiz Under, 23 anos. Foi pouco utilizado durante a época no Leicester e a sua titularidade no Europeu não é um dado assente, mas Under tem características que podem ser decisivas no ataque da Turquia – extremo direito, canhoto, com movimentos interiores, onde acrescenta velocidade e capacidade de desequilíbrio individual no último terço (muito forte no 1x1).

11 provável