Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Ucrânia

O perfil da seleção da Ucrânia (grupo C): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

STRINGER

Partilhar

UCRÂNIA

Melhor marcador no apuramento: Roman Yaremchuk (4)
Melhor desempenho em Europeus: fase de grupos (2012, 2016)
Euro 2016: fase de grupos
Jogos no Euro 2020 (grupo C): Holanda (13 de junho); Macedónia do Norte (17 de junho); Áustria (21 de junho)

Depois de falhar a qualificação para o Mundial de 2018, a Ucrânia de Andriy Shevchenko (no cargo desde 2016) volta agora uma grande competição, com o objetivo de passar a fase de grupos pela primeira vez.

Nos últimos jogos, a seleção ucraniana tem voltado ao 4-3-3, deixando para trás o 3-4-2-1 utilizado em alguns jogos do ano passado. A ideia de jogo continua a mesma: futebol apoiado, com a intenção de construir desde trás.

Zinchenko surge como principal organizador de jogo em zonas de construção, oferecendo critério e muita capacidade de ligar com os colegas no espaço entre linhas, dada a qualidade de passe que tem. Na criação, Malinovskyi destaca-se pela capacidade no último passe, bem como pela qualidade com que finaliza, mesmo em lances de longa distância. Há ainda jogadores como Marlos, Yarmolenko, Tsygankov e Zubkov, dotados de muita qualidade técnica e capazes de desequilibrar ofensivamente. O lateral esquerdo, Mykolenko, pela dinâmica que oferece ao corredor esquerdo, é também importante a nível ofensivo.

Yaremchuk é a principal referência ofensiva. Além de ser um avançado associativo, que gosta de combinar, é também bastante inteligente na maneira como ataca as zonas de finalização.

JOGADOR CHAVE

Soccrates Images

Ruslan Malinovskyi, 28 anos. O médio da Atalanta é muitíssimo completo, destacando-se tanto na criação – visão de jogo e qualidade no último passe, como em zonas de finalização, dada a sua capacidade de remate. Terminou a época com 10 golos e 12 assistências e é uma das principais armas ofensivas da seleção ucraniana.

JOGADOR A SEGUIR

GENYA SAVILOV/Getty

Vitaly Mykolenko, 21 anos. O lateral esquerdo do Dínamo Kiev oferece muita dinâmica ao corredor esquerdo da seleção ucraniana, destacando-se pela velocidade, com e sem bola, pela capacidade de sair da pressão em condução e pela qualidade ao nível do cruzamento. Apesar de ser defesa, Mykolenko oferece desequilíbrio ofensivo.

11 provável