Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Médica que acompanha Seleção Nacional garante que os corações de Portugal estão bons

Susana Castela acompanha há dois anos a Seleção Nacional e foi responsável pela avaliação de todos os convocados por Fernando Santos para o Euro 2020. Nunca viu sinais de alarme nos jogadores: “estão todos com o coração ótimo e não houve nenhum caso com suspeitas”

Alexandra Simões de Abreu e Nuno Fox

Susana Castela, cardiologista da CUF, a fazer um ecocardiograma

Partilhar

Comecemos pelo básico. O coração é o órgão muscular responsável por garantir que o sangue chega a todas as partes do corpo, através dos vasos sanguíneos. Sem ele — ou algo que o substitui na perfeição —, não há vida humana ou animal. Mas este músculo em forma de punho fechado é capaz de nos assentar “murros no estômago” quando percebemos que outro como ele parou de bater no peito de alguém. Foi o que aconteceu quando vimos as imagens do jogador dinamarquês Christian Eriksen a cair desamparado no chão e a ser salvo, instantes depois, por uma equipa médica.

O coração do jogador parou mesmo de bater. E se não fosse a rápida intervenção, com a ajuda de um Desfibrilhador Automático Externo (DAE), não teria voltado a cumprir a sua principal missão: dar-lhe vida.