Tribuna Expresso

Perfil

Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

O Euro não se faz num dia. Qual a influência do futebol entre os mais jovens nas seleções de amanhã?

Em Portugal o futebol é rei, mas à sua escala: entre os pouco mais de dez milhões de habitantes existem 184.454 praticantes de futebol masculino, segundo os últimos números da Federação Portuguesa de Futebol. O país que mais se aproxima do sucesso alemão é a França: dez participações, dois títulos, e cerca de dois milhões de futebolistas federados: 2974 praticantes por 100 mil habitantes

Tiago Soares

Partilhar

O ponto de partida é este: “Acho que faz parte do ADN português ser pequeno, em dimensão, mas conquistar em grande. É um bocadinho a nossa imagem de marca. Um país de campeões. Portugal não é tão grande quanto isso, tem muito menos milhões do que outros, mas tem conquistas — principalmente a nível desportivo, em várias modalidades — acima da sua dimensão populacional.” Estas palavras foram ditas por Bruno Fernandes ao Expresso na semana passada, e os números parecem dar-lhe razão.

Contando com o Euro 2020, a Seleção portuguesa já participou por oito vezes em europeus de futebol: entre os 24 países que disputam a competição este ano, é a quinta seleção com mais presenças, apenas atrás de um quarteto de luxo: Alemanha, Espanha, Itália e França. O balanço feito destas presenças é positivo: 18 jogos ganhos (a quarta equipa mais ganhadora), nove empates, oito derrotas, e claro, uma vitória memorável na competição em 2016.