Tribuna Expresso

Perfil

Euro 2020

Mais cedo ou mais tarde

Depois de meses a lutar por clubes, vinte e tal jogadores têm agora de passar semanas juntos, vestindo a camisola do país, correndo uns contra os outros, enquanto escutam palestras aborrecidas, jogam playstation, comem mal e fingem acreditar que é possível. E para quê?

Pedro Boucherie Mendes

Philipp Guelland / POOL/EPA

Partilhar

Na quarta à noite podemos vir a dar por nós a discutir as exéquias do que sobra de uma certa geração do nosso futebol, por sinal a que conquistou os dois únicos títulos – Euro de 2016 e Confederações 2019.

Jogadores como Pepe, Moutinho, José Fonte, talvez William, além do óbvio Cristiano, e, claro, muita da equipa técnica, estão na fase final das suas carreiras a este nível, acontece a muita gente em muitos países e não só no futebol.

Não será uma conversa longa, porque este Euro, prometido para o verão passado, já vai tão prolongado que só o queremos ver pelas costas.

Menos pela idade, mais pelas marcas e feridas de guerra, talvez um ou outro jogador também não volte, pelo menos tão cedo, a ser tido como imprescindível ou alguém lhe sinta a falta.

Artigo Exclusivo para assinantes

No Expresso valorizamos o jornalismo livre e independente

Já é assinante?
Comprou o Expresso? Insira o código presente na Revista E para continuar a ler
  • Euro asséptico
    Euro 2020

    Pedro Boucherie Mendes fala de um torneio sem manhas, simulações, antijogo, casos, estrelas, jogadores maldosos, e se isso é excelente porque não deixam de ser impurezas, também torna este num Euro asséptico. A vida está mais difícil para quem quer ser craque

  • Totem e tabu (por Pedro Boucherie Mendes)
    Euro 2020

    Os portugueses têm todas as qualidades do mundo exceto saber perder e tentar perceber porque perdem. No fundo, o que nos surpreende é não vencermos todas as competições em que entramos. Só azar, árbitros, cansaço ou trapaça nos batem, nunca os adversários. E quando não é isso, é porque a FIFA ou a UEFA (ou os dois) conspiram contra nós