Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Euro 2020. Donnarumma é o jogador do torneio e Pedri sucede a Renato Sanches como o melhor jovem

Guarda-redes italiano é o primeiro na sua posição a vencer o prémio, depois de ser decisivo para o título da sua seleção. Já Pedri impressionou pela sua qualidade de passe e de decisões, com apenas 18 anos

Tribuna Expresso

Carl Recine - Pool

Partilhar

Gianluigi Donnarumma foi considerado pelo painel de da UEFA o melhor jogador do Euro 2020, tornando-se assim no primeiro guarda-redes a merecer tal distinção desde que o prémio foi criado, no Euro 1996.

Com apenas 22 anos, o jogador que vai trocar o AC Milan pelo PSG neste defeso foi um dos indiscutíveis de Roberto Mancini na caminhada para a vitória no Euro 2020, tendo apenas falhado os últimos minutos do encontro com o País de Gales, quando o selecionador decidiu dar alguns minutos a Salvatore Sirigu.

Donnarumma não sofreu qualquer golo na fase de grupos e foi decisivo na fase a eliminar, com defesas essenciais, nomeadamente no desempate por pontapés de pénalti na meia-final com a Espanha e na final de domingo com a Inglaterra.

O italiano sucede ao Antoine Griezmann, vencedor em 2016.

Com menos surpresa que o prémio de melhor jogador do torneio, Pedri foi considerado o melhor jovem. O médio de 18 anos foi uma das figuras da Espanha e do Euro, tendo sido sempre titular e escolha de Luis Enrique para o meio-campo espanhol, onde impressionou pela qualidade de passe e de decisões - terminou a prova com uma eficácia total de passe de 92,3%.

O médio do Barcelona é o segundo jogador a receber este prémio criado no Euro 2016 e sucede ao português Renato Sanches.

  • Pedri, o fenómeno fora de toda a lógica
    Euro 2020

    É pequeno, franzino e dono de uma fraca figura que encantaria poucos ou nenhum treinador que, antes de tudo, olha para o físico. Mas, dentro da cabeça, Pedri sabe pensar e ver e jogar futebol como, talvez, nunca um futebolista de tão só 18 anos o tenha feito ao nível a que o espanhol está a fazer

  • A raspadinha dos penáltis
    Euro 2020

    Sobre a velha e gasta questão da "lotaria dos penáltis", Bruno Vieira Amaral tem uma sugestão. Se os penáltis são uma lotaria, pois que numa próxima ocasião, para evitar que os deuses lá do Olimpo persigam assanhadamente heróis como Morata, se distribuam raspadinhas pelos dez jogadores que deveriam marcar as grandes penalidades