Tribuna Expresso

Perfil

Football Leaks

Juiz da Operação Furacão vai julgar Rui Pinto

Pedro Lucas vai substituir Helena Leitão, afastada por ser cliente de uma das alegadas vítimas do denunciante Rui Pinto. Anteriormente, já Paulo Registo caíra do processo por fazer likes em posts de Facebook que ironizavam com o autor dos Football Leaks, bem como com ex-eurodeputada Ana Gomes

Rui Gustavo e Hugo Franco

Horacio Villalobos

Partilhar

Depois do afastamento inédito de dois juízes, parece finalmente estar formado o coletivo de magistrados que vai julgar Rui Pinto, o alegado hacker acusado de 90 crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão. O magistrado Pedro Lucas foi nomeado pela Comarca de Lisboa para substituir Helena Leitão e Paulo Registo, ambos afastados anteriormente.

A juíza Helena Leitão é cliente do advogado João Medeiros, assistente no processo e uma das alegadas vítimas do denunciante que lhe terá, segundo a acusação do Ministério Público, roubado toda a correspondência eletrónica que tinha guardada no e-mail da PLMJ. O Tribunal da Relação de Lisboa afastou-a do processo não por “duvidar da sua imparcialidade” mas por considerar que “o homem médio” teria dificuldade em acreditar nessa mesma imparcialidade.

Para ler o artigo na íntegra clique AQUI