Tribuna Expresso

Perfil

Fórmula 1

Poderá Lewis Hamilton ser campeão já no próximo domingo? Sim, mas as contas são complicadas

O britânico da Mercedes pode assegurar já no GP México o 6.º título mundial, o que o deixaria a apenas um de Michael Schumacher. Para tal, necessita de uma combinação de resultados onde a única variável se chama Valtteri Bottas, seu companheiro de equipa e o único homem ainda capaz de estragar a festa a Hamilton

Tribuna Expresso

Mark Thompson/Getty

Partilhar

O Mundial de Fórmula 1 viaja este fim de semana para o México e será no Autódromo Hermanos Rodriguez que Lewis Hamilton terá a primeira oportunidade para confirmar o 6.º título, feito que por esta altura parece apenas uma questão de tempo, quando faltam quatro corridas para o fim da temporada.

O único que poderá impedir o britânico da Mercedes de ficar a apenas um título de Michael Schumacher é Valtteri Bottas, seu colega de equipa e vencedor do GP Japão. Mas será preciso uma verdadeira debacle de Hamilton para que o finlandês possa conquistar o seu primeiro título.

Neste momento, Hamilton tem 64 pontos de vantagem para Bottas e precisará de fazer mais 14 pontos que o seu colega no GP México para festejar desde já. Para isso terá obrigatoriamente de terminar no pódio. Já Bottas sabe que se terminar também entre os três primeiros assegurará pelo menos mais uma prova de incerteza.

Mas as contas são muitas e intrincadas, ainda para mais com um elemento novo: o ponto extra da volta mais rápida, novidade para esta temporada e que poderá ajudar a resolver o campeonato na capital mexicana.

Assim, Lewis Hamilton será campeão no México se:

- Ganhar a corrida com volta mais rápida e Bottas terminar em 4.º lugar ou abaixo

- Ganhar a corrida sem volta mais rápida e Bottas terminar em 5.º ou abaixo

- Acabar em 2.º sem volta mais rápida e Bottas em 8.º ou abaixo, desde que sem volta mais rápida

- Cortar a meta em 3.º com volta mais rápida e Bottas em 9.º ou abaixo

- Cortar a meta em 3.º sem volta mais rápida e Bottas em 10.º ou abaixo, desde que sem volta mais rápida

O GP México disputa-se este fim de semana na Cidade do México, com a corrida a iniciar-se domingo às 19h10 (hora de Lisboa).