Tribuna Expresso

Perfil

Fórmula 1

Lewis Hamilton é hexacampeão do Mundo de Fórmula 1

Piloto britânico foi 2.º no GP EUA, ganho pelo seu colega de equipa na Mercedes, Valtteri Bottas. Resultado mais que suficiente para garantir o 6.º título, quando faltam duas provas para o fim da época

Tribuna Expresso

Martin Rickett - PA Images/Getty

Partilhar

“Still we rise, still we rise”. Mesmo à 6.ª ainda há emoção em Lewis Hamilton na hora de festejar mais um título mundial. Mesmo com a vitória de Valtteri Bottas, que era o único resultado que permitia ao finlandês sonhar, o 2.º lugar no GP EUA foi mais do que suficiente para o britânico da Mercedes fechar as contas no Mundial de 2019.

Aos 34 anos, Hamilton fica agora a apenas um título mundial de igualar Michael Schumacher, que com sete títulos ainda continua a ser o maior campeão da história da Fórmula 1.

Em Austin, Hamilton ainda sonhou em juntar uma vitória ao título, numa prova em que o número 44 tentou surpreender com uma estratégia de uma paragem. Resultou até certo ponto, já que Hamilton partiu apenas do 5.º lugar da grelha, mas não foi suficiente para travar o seu colega de equipa Bottas, que num fim de semana perfeito conseguiu não só a pole como a vitória, sempre num ritmo mais forte que os demais.

O pódio ficou fechado com Max Verstappen (Red Bull), com Charles Leclerc a ser o único Ferrari a terminar, em 4.º. Daniel Ricciardo (Renault), com uma estratégia de paragem semelhante à de Hamilton, foi o melhor do 2.º pelotão, em 6.º lugar, atrás de um fantástico Alexander Albon (Red Bull), que fez uma corrida de trás para a frente.

  • Serviu às mesas e lavou carros. Hoje é hexacampeão. Este é Lewis Hamilton, o homem que mudou a face da Fórmula 1

    Fórmula 1

    Sem passado familiar ligado aos motores ou milhões no banco, Lewis Hamilton chegou à Fórmula 1 à custa de um misto de suor, talento e ambição. Em miúdo, quando percorria a Inglaterra com pai nas provas de kart com o pai, Anthony, eram "a família negra mal amanhada". Na escola chegou a sofrer de bullying. Nada disso parou Hamilton, piloto, pop star, que este domingo conquistou pela sexta vez o título mundial e que há muito confirmou que é o mais talentoso (e carismático) da sua geração. A Tribuna Expresso republica o perfil do piloto, originalmente publicado a 29 de outubro de 2017