Tribuna Expresso

Perfil

Fórmula 1

A sétima pole de Hamilton em casa

O britânico mandou na qualificação para o GP Grã-Bretanha, naquela que é a 7.ª vez que vai partir na frente em Silverstone. Bottas (Mercedes) foi 2.º e Max Verstappen (Red Bull), em terceiro, já ficou a mais de um segundo de Hamilton

Lídia Paralta Gomes

Dan Istitene - Formula 1/Getty

Partilhar

Lewis Hamilton vai partir da pole position para o GP Grã-Bretanha, naquela que é a sétima pole do britânico em Silverstone e a 91.ª da carreira. Hamilton, que não liderou qualquer uma das sessões de treinos livres, voltou a aparecer e a ser muito superior na hora da verdade, numa qualificação em que até se chegou a despistar, obrigando à paragem da Q2 por largos minutos.

Na Q3, o homem da Mercedes fez o recorde da pista (1.24.303) e foi 0.313 s mais rápido que o colega de equipa, Valtteri Bottas, que não repetiu o melhor tempo conseguido pela manhã no 3.º treino livre. Max Verstappen (Red Bull) seguiu-se aos Mercedes, já a mais de um segundo de Hamilton.

Numa sessão de qualificação em que Sebastian Vettel foi apenas 10.º, outra das deceções foi o tailandês Alex Albon (Red Bull), que voltou a ficar fora da Q3 e vai partir apenas de 12.º. Nico Hulkenberg, a substituir Sergio Pérez na Racing Point, também se ficou pela Q2 – vai partir de 13.º.

George Russell voltou a levar o Williams à Q2, pela terceira vez consecutiva, com os já costumeiros Haas e Alfa Romeu a ficarem-se pela Q1, tal como Nicolas Latifi (Williams).

O GP Grã-Bretanha, em Silverstone, começa às 14h10 de domingo, naquela que é a primeira de duas provas no mítico circuito inglês, que na próxima semana recebe também o GP comemorativo dos 70 anos da Fórmula 1.