Fórmula 1. Lewis Hamilton pode deixar Schumacher para trás em Portimão
Ganhando o GP português, o britânico chegará ao triunfo número 92, distanciando-se assim do número recorde de Schumacher
20.10.2020 às 9h26

Loren Elliott
Partilhar
O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal.
Depois de ter igualado o recorde de 91 vitórias que pertencia ao alemão Michael Schumacher, Hamilton pode ficar sozinho no pedestal caso vença o Grande Prémio de Portugal, que se disputa entre sexta-feira e domingo, em Portimão.
Hamilton é o principal favorito à vitória no regresso da Fórmula 1 a Portugal após 24 anos de interregno, nesta que será a 12.ª corrida da época, reformulada devido à pandemia de covid-19.
O atual campeão mundial, que em 2020 persegue o sétimo título da sua carreira (tantos quantos conseguiu Schumacher, outro recorde da modalidade), chega à prova lusa com sete triunfos em 11 provas já disputadas, o último dos quais na ronda anterior, no GP de Eifel, na Alemanha.
Números que lhe valem uma liderança confortável no campeonato, com 230 pontos, mais 69 do que o segundo classificado, o seu companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas, que deverá ser o seu principal adversário este fim de semana.
O holandês Max Verstappen (Red Bull) estará entre os principais desafiadores do domínio da Mercedes, surgindo o australiano Daniel Ricciardo (Renault) como uma surpresa a ter em conta, dada a subida de forma dos carros franceses nas corridas anteriores.
Em Portugal, cerca de 27.500 pessoas deverão assistir a uma das provas mais aguardadas do ano, num circuito que será uma estreia nestas andanças.
Em entrevista à Agência Lusa, em setembro, Paulo Pinheiro, administrador do circuito, explicou que o traçado "tem curvas lentas, curvas rápidas, curvas muito rápidas, um troço grande sempre em aceleração desde a curva 14 até ao final da reta da meta".
A configuração do circuito será a da versão rápida no final da reta da meta e da versão rápida na entrada. O tempo por volta rondará o minuto e 14 segundos, revelou à Lusa.
Segundo as simulações efetuadas, "há três pontos de ultrapassagem, no final da reta da meta, no final da reta Interior e na curva Portimão", um desenho que favorece os pilotos mais fortes tecnicamente e onde a perícia de condução pode fazer maior diferença do que noutros traçados.
O sucesso desta jornada, a 12.ª das 17 previstas, poderá ditar a continuidade do circuito português no calendário do próximo ano, que deverá continuar a ser condicionado pela pandemia do novo coronavírus.
Relacionados
-
- Automobilismo
Dos 46.000 bilhetes colocados à venda, só 27.500 deverão poder assistir ao Grande Prémio de Portugal
Paulo Pinheiro, administrador do Autódromo Internacional do Algarve que, no próximo fim de semana, vai receber uma corrida da Fórmula 1, revelou que o limite de público definido pela Direção-Geral de Saúde - que ainda não emitiu um parecer final - deverá ficar em pouco mais de metade da capacidade do recinto
- Fórmula 1
A presença de público no GP de Portimão volta a ser uma incógnita: “Está a ser equacionado se vai ou não haver e a redução que pode existir”
Graça Freitas admite que o cenário do corrida algarvia pode ser revisto em função da evolução da pandemia