FIA confirma intenção de ter GP Portugal a 2 de maio mas ainda não há acordo final
Comissão da F1 reuniu-se esta quinta-feira e a presença do GP Portugal no calendário de 2021, a 2 de maio, está apenas dependente "do contrato com o promotor”
11.02.2021 às 16h54

Dan Istitene - Formula 1/Getty
Partilhar
A Federação Internacional do Automóvel confirmou esta quinta-feira, após reunião da Comissão da F1, que é sua intenção que seja o GP Portugal a ocupar o lugar que ainda se encontra vago no calendário de 2021, a 2 de maio, mas que o “acordo final ainda está dependente do contrato com o promotor”.
A Comissão da F1, que junta as equipas, a organização da F1 e a FIA, reuniu-se esta quinta-feira e confirmou ainda que os “protocolos robustos da covid-19”, que permitiram a realização da última temporada com 17 corridas vão permitir também que “haja Mundial em 2021”, mas que a situação “requer flexibilidade”. Ainda assim, para já, tudo está a ser feito para que o calendário “vá para a frente como planeado”.
O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim, já referiu várias vezes que o regresso do GP Portugal, repetindo a presença no calendário de 2020, está dependente da evolução da situação pandémica e do apoio do Estado. Em declarações à Tribuna Expresso, em janeiro, sublinhou que uma decisão final não poderá passar “de meados de março”.
Outra das opções, caso Portugal não entre no calendário, será uma jornada dupla no Bahrain.
Da reunião saíram ainda outras duas importantes decisões: o congelamento do desenvolvimento dos motores até 2022, votado por unanimidade por todas as equipas, e ainda o início de conversas para a mudança “do formato de qualificação em certas corridas”, pode ler-se no comunicado da FIA, abrindo portas a corridas sprint em alguns dos fins de semana de F1.
“Todas as equipas reconheceram a importância de chegar a mais fãs com novas e inovadoras formas de assegurar fins de semana mais entusiasmantes”, diz a FIA, que espera ter uma decisão final sobre esta possível mudança “antes do início do Mundial de 2021”.
Mais de 100 milhões de pessoas viram o GP Portugal na TV, a corrida mais vista entre as novas provas do calendário 2020
Relacionados
- Fórmula 1
Mais de 100 milhões de pessoas viram o GP Portugal na TV, a corrida mais vista entre as novas provas do calendário 2020
Fórmula 1 revelou os números relativos às audiências televisivas de 2020 e o GP Portugal surge como o mais visto entre as novas corridas. Em geral, os efeitos da pandemia não se fizerem sentir em demasia no Mundial de F1, apesar de na última temporada não ter visitado mercados como China, Estados Unidos ou Austrália
- Fórmula 1
Finalmente: Lewis Hamilton cedeu e renovou com a Mercedes
Sir Lewis Hamilton assinou um novo acordo com a Mercedes, de olhos postos no oitavo título de campeão da Fórmula 1. Depois de meses de avanços e recuos, o inglês viu-se confirmado pela equipa dominadora da F1 como piloto principal, tendo mais uma vez ao seu lado o finlandês Valtteri Bottas
- Fórmula 1
Menos corridas, provas em rotação e em mais países. Poderá ser este o futuro da Fórmula 1?
A Fórmula 1 precisou de se reinventar para 2020 e o mantra poderá manter-se numa futura revisão do calendário. Stefano Domenicali, o novo CEO da disciplina, diz que temporadas mais curtas e rotação entre grandes prémios a cada ano são hipóteses a avaliar
- Fórmula 1
"Fórmula 1 em Portimão só faz sentido com público. Sem público não é viável. É muito importante o que vai sair deste confinamento"
Ni Amorim, presidente da FPAK, confirma à Tribuna Expresso que Portugal é uma forte hipótese para voltar a receber uma prova de F1 em 2021, a 2 de maio, mas que não há interesse em ter o grande prémio sem público. Os efeitos do confinamento e o apoio do Estado são assim essenciais para que o Autódromo do Algarve volte ao calendário