Tribuna Expresso

Perfil

Fórmula 1

Sprint é com Verstappen: holandês vence a primeira corrida do novo formato da F1

O piloto da Red Bull foi o mais rápido na primeira corrida ao sprint da história da Fórmula 1. O holandês completou as 17 voltas ao circuito de Silverstone em pouco mais de 25 minutos e acabou com a coroa de flores ao pescoço, como no antigamente

Lusa

Mark Thompson/Getty

Partilhar

O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu, este sábado, a primeira corrida sprint do Mundial de Fórmula 1 e conquistou a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1.

Verstappen, que largou da segunda posição da grelha, ultrapassou o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) no arranque para terminar as 17 voltas com o tempo de 25.38,426 minutos.

Hamilton foi segundo, a 1,430 segundos, com o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) em terceiro, a 7,502.

Com esta vitória, Verstappen somou mais três pontos para o campeonato e conquistou a quinta pole position da temporada, oitava da carreira.

Destaque ainda para a excelente corrida do espanhol Fernando Alonso (Alpine), a mostrar-se como ‘peixe na água’ a lutar no meio do pelotão, ganhando várias posições na primeira volta até terminar no sétimo posto final.

O GP da Grã-Bretanha é a 10.ª prova da temporada e marca a estreia de duas corridas num mesmo fim de semana na Fórmula 1.

A primeira disputa-se ao sábado, denominada sprint race, e serve para definir a grelha de partida para a corrida principal, que continua a ser ao domingo, como habitualmente.

Após nove provas disputadas, Max Verstappen lidera o campeonato, com 185 pontos, mais 33 do que Lewis Hamilton.