Tribuna Expresso

Perfil

Futebol feminino

As melhores seleções do mundo estão de volta à Algarve Cup (em ano de Mundial)

Já são conhecidas as seleções que irão participar na 26ª da Algarve Cup, um dos torneios femininos mais reputados do mundo

Tribuna Expresso

RICARDO NASCIMENTO/epa

Partilhar

Há Portugal, claro, mas também há muitas das melhores seleções do mundo na Algarve Cup 2019, incluindo a campeã europeia, a Holanda, e a finalista vencida, a Dinamarca, assim como a Suécia, finalista nos Jogos Olímpicos 2016, e o Canadá, medalha de bronze nos JO disputados no Rio de Janeiro.

Suécia (9ª do ranking mundial) e Suíça (18ª) serão as adversárias da seleção portuguesa no grupo D da competição, que irá decorrer de 27 de fevereiro a 6 de março, revelou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que organiza a prova.

Recorde-se que, no ano passado, a seleção liderada por Francisco Neto terminou a Algarve Cup no 3º lugar, superando equipas que estavam então à sua frente no ranking da FIFA, como Austrália, Noruega e China.

Este ano, o selecionador considera que a qualidade ainda vai ser "mais alta", mas prevê uma boa prova para Portugal. "Vamos defrontar algumas equipas que estão a preparar o Campeonato do Mundo, com jogadoras que vão mostrar a qualidade que têm. Por isso, acho que o nível ainda vai estar mais alto em relação aos últimos anos", disse Francisco Neto, em declarações à FPF.

O Mundial feminino será disputado por 24 seleções em França, entre 7 de junho e 7 de julho de 2019. Os EUA irão tentar defender o título conquistado em 2015, numa final disputada frente ao Japão (5-2). Portugal não conseguiu apurar-se para a prova.

Grupos da Algarve Cup e ranking FIFA das seleções

Grupo A
Canadá (5.º), Islândia (22.º) e Escócia (20.º)

Grupo B
Espanha (12.º), Holanda (7.º) e Polónia (34.º)

Grupo C
Noruega (13.º), Dinamarca (17.º) e China (15.º)

Grupo D
Suécia (9.º), Suíça (18.º) e Portugal (32.º)