Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Lembra-se da Taça das Taças? Pode estar de volta (ou algo parecido, vá)

A Associação Europeia de clubes diz que a UEFA está a preparar a criação de uma terceira competição europeia, além da Liga dos Campeões e da Liga Europa

Tribuna Expresso e Lusa

MARCO BERTORELLO

Partilhar

A UEFA está a preparar uma terceira competição a partir de 2021, revelou hoje o presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), o italiano Andrea Agnelli.

O dirigente disse que o plano está “dependente de aprovação” do comité executivo da UEFA e contou que serão 96 os participantes envolvidos nas provas da UEFA, juntamente com a Liga dos Campeões e com a Liga Europa.

Uma opção poderá ser expandir a Liga Europa, acrescentando-lhe 16 equipas para uma fase de grupos a 64, sendo outra (mais provável) a de criar uma prova diferente, o que faria com que as três provas tivessem cada uma 32 equipas (atualmente a Liga Europa inclui 48 equipas).

Caso avance, a nova prova ainda não tem designação oficial definida - mas é mais provável haver uma terceira prova do que haver uma expansão na Liga Europa, segundo as informações prestadas pela ECA.

Andrea Agnelli, que é também presidente da Juventus, equipa de Cristiano Ronaldo, é igualmente membro do comité executivo da UEFA, cuja próxima reunião está agendada para 27 de setembro em Nyon, Suíça.

Há duas semanas, no Mónaco, UEFA assumiu que “há várias ideias” a serem analisadas em comités que incluem membros da ECA, embora o presidente, Aleksander Ceferin, refira que as propostas “estão apenas em discussão”.

Entre 1960/61 e 1998/99, a UEFA organizou uma competição europeia entretanto extinta: a Taça das Taças. O último campeão da prova foi a Lazio (com Sérgio Conceição a jogar), em 1999.

Sérgio Conceição conquistou a última Taça das Taças, pela Lazio, em 1998/99

Sérgio Conceição conquistou a última Taça das Taças, pela Lazio, em 1998/99

Matthew Ashton - EMPICS