Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Há acordo em Espanha para os clubes regressarem aos treinos

A liga e a federação espanhola chegaram a um consenso para, aos poucos, os clubes voltarem a treinar, embora em "cenário condicionado à evolução da pandemia da covid-19"

Lusa

Barcroft Media/Getty

Partilhar

A Liga e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) chegaram a acordo para um regresso aos treinos no futebol profissional, informou esta segunda-feira, em comunicado, o Conselho Superior do Desporto (CSD), organismo sob a tutela do governo.

“O Conselho Superior do Desporto, La Liga e a Real Federação Espanhola de futebol chegaram a um acordo para o regresso aos treinos no futebol profissional (…), um cenário condicionado à evolução da pandemia da covid-19 e às decisões adotadas pelo Ministério da Saúde”, refere o organismo.

De acordo com a imprensa espanhola, a Liga já desenhou um protocolo para o regresso, que compreenderá, entre outras medidas de segurança, testes de diagnóstico à covid-19 e treino individual a anteceder sessões de grupo.

Liga e federação estão de acordo na vontade de concluir a época de 2019/20, com o principal campeonato, liderado pelo FC Barcelona, parado desde a 27.ª jornada, no fim de semana de 7 e 8 de março.

A Espanha é o terceiro país do mundo mais afetado pela pandemia, depois dos Estados Unidos e da Itália, com um total de 20.852 mortos e mais de 200 mil casos confirmados de infeção.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 164 mil mortos e infetou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.