Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

É oficial: Bundesliga volta a 16 de maio

Não será neste fim de semana, mas no próximo, que o campeonato alemão voltará ao ativo. Os 36 clubes das duas principais divisões foram informados pela Liga de Futebol Alemã que o recomeço será a 16 de maio, algo que até o presidente francês, Emmanuel Macron, terá tentado evitar. A Alemanha será o primeiro país a retomar o campeonato de futebol após a suspensão provocada pela pandemia de covid-19

Tribuna Expresso

Gonçalo Paciência amparado por alguém que o futebol português também conhece relativamente bem

Alex Grimm

Partilhar

O campeonato alemão de futebol vai ser retomado em 16 de maio, um sábado, dois meses depois de ter sido suspenso devido à pandemia de covid-19. A confirmação foi dada esta quinta-feira, durante uma conferência de imprensa da Liga de Futebol Alemã (DFL). É a primeira competição de futebol na Europa a regressar à competição após a suspensão imposta devido ao novo coronavírus.

A retoma da Bundesliga 1 e 2, o que envolve 36 clubes, estava inicialmente prevista apenas para o fim de semana seguinte, dando mais tempo para que as equipas realizassem uma espécie de mini-pré-época de preparação para o regresso à competição. Uma segunda versão da proposta que Angela Merkel, chanceler alemã, submeteu aos governadores das províncias do país, contudo, indicou que os clubes apenas estão obrigados a um período de oito dias de quarentena, noticiou a "The Athletic".

O reinício da competição, ainda por confirmar oficialmente, terá até tido a oposição de Emmanuel Macron, presidente francês que, avançou o mesmo site, tentou convencer o ministro do Interior alemão a defender uma decisão semelhante à tomada em França, onde o governo proibiu qualquer evento desportivo até setembro.

Há dois portugueses que jogam na primeira divisão alemão, ambos na mesma equipa. Gonçalo Paciência e André Silva, avançados do Eintracht Frankfurt, têm assim confirmado o regresso à competição.