Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

No regresso da Premier League, todos os jogadores terão o mesmo 'nome' na camisola: 'Black lives matter'

Os jogadores dos 20 clubes da Premier League anunciaram, em concordância com a organização, que a mensagem "black lives matter" irá substituir os nomes nas camisolas

tribuna expresso

Partilhar

Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Roberto Firmino? Não. 'Black lives matter'. É isso que vai figurar na parte de trás das camisolas de todos os jogadores dos 20 clubes da Premier League, em vez dos respetivos nomes dos atletas.

A revelação foi feita esta sexta-feira, num comunicado lançado pelos próprios jogadores, em concordância com a organização da Premier League. "Nós, os jogos, estamos juntos com o único objetivo de erradicar o preconceito racial onde quer que ele exista, para termos uma sociedade global de inclusão, respeito e de oportunidades iguais para todos, independentemente da cor ou credo. Este será o símbolo da união de todos os jogadores, todo o staff, todos os clubes, todos os árbitros e toda a Premier League #blacklivesmatter #playerstogether".

A mensagem dos jogadores, publicada pelos vários clubes ingleses, foi apoiada pela Premier League, que diz estar "ao lado" dos atletas e dos clubes, sendo "contra qualquer discriminação".

Além da frase 'Black lives matter' figurar na parte de trás de todas as camisolas nos 12 jogos da retoma da Premier League, também haverá um logo relativo ao assunto nas camisolas, que irá manter-se até ao final da época.

A Premier League diz também que apoia "os jogadores que se ajoelharem antes ou durante os jogos", como forma de protesto contra o racismo. "Acreditamos que não há espaço para o racismo em lado nenhum", conclui a organização da Liga inglesa, que regressa a 17 de junho.

Premier League autoriza jogos amigáveis (sem acesso aos balneários)

As viagens longas não estão autorizadas e os jogadores têm de ir para os campos nos próprios carros, mas poderá haver jogos antes do início da Liga inglesa