Quantos meses leva Bruno Fernandes jogados na Premier League? Três e meio. Em quantos foi eleito o jogador do mês? Três
O impacto do português no Manchester United já foi apontado, destacado e repetido e terá que o ser mais uma vez, porque, desde que chegou a Inglaterra, só em março Bruno Fernandes jogou na Premier League e não foi considerado como o melhor futebolista do campeonato pela Professional Footballers' Association - mês em que a Premier League não atribuiu o prémio, por a competição ter sido interrompida pela pandemia
03.08.2020 às 15h48

Ashley Donelon/Getty
Partilhar
Já foi dito, redito e sublinhado o impacto que Bruno Fernandes teve no Manchester United, mal pisou as chuteiras em relvados ingleses. Viu-se o homem, a cada jogo passado, a ter mais influência nos passes que recebia e onde lhe chegava; nas bolas paradas que era para o português bater; nos gestos que lhe são tão próprios, a corrigir isto e a ordenar aquilo nos outros; nas assistência e nos golos que foi acumulando (oito e 10) com a tomada de risco que é tão característica na sua forma de jogar.
O impacto de Bruno Fernandes no United e no aumento de produção atacante do futebol da equipa fê-lo entrar de rompante em Inglaterra, onde muito lhe têm gabado a maneira como já se nota a sua pegada entre os jogadores que apenas conhece desde janeiro, quando foi contratado ao Sporting. Fazem-no pelos números que lhe medem a influência, mas também pelo que não é mensurável e se vê olhando para o jogo, o que também terá contribuído para nova repetição de um galardão.
A Professional Footballer's Association (PFA) anunciou, esta segunda-feira, que o português é o melhor jogador do mês de junho e julho, pois decidiu juntar os dois meses na mesma distinção - e confirmou-lhe a necessidade de arranjar espaço no móvel ou na prateleira do seu pouso em Manchester, para arranjar espaço a mais uma cópia desse troféu.
Porque, desde que chegou à Premier League, a 30 de janeiro, quando o Manchester United oficializou que já saíra do supermercado com o português no carrinho de compras, não houve mês em que Bruno Fernandes tenha somado minutos no campo e vencido a distinção: estreou-se em fevereiro e marcou logo um golo e deu um par de assistências; em junho, fez três golos; e em julho acabou com outros três golos feitos e cinco passes para outrem os fazer.
São, ao todo, 10 golos e oito assistências em 20 jogos pelo Manchester United, havendo pelo meio as duas partidas realizados em março - mês em que a pandemia suspendeu a Premier League até junho e a prova decidiu não atribuir o prémio de jogador do mês -, três encontros para a Taça de Inglaterra e outro para a Liga Europa, em que o clube venceu o LASK Linz por 5-0, na primeira mão dos oitavos-de-final. Na quarta-feira, o United receberá os austríacos na retoma da competição da UEFA.
* artigo corrigido às 16h18, porque Bruno Fernandes recebeu o prémio da PFA e não da Premier League, como inicialmente foi escrito.
Relacionados
-
Temos seriamente de falar sobre Bruno Fernandes
O médio foi, pela segunda vez, o melhor futebolista do mês da Premier League e imitou gente como Cristiano Ronaldo, Dennis Bergkamp e Robbie Fowler. E se o maior mérito de Bruno Fernandes não for apenas os golos e as assistências?
-
Matic sobre Bruno Fernandes: “Não esperava que ele conseguisse adaptar-se tão rapidamente”
O sérvio admite que o português o surpreendeu, embora tivesse noção das qualidades que faziam de Bruno “o melhor jogador do Sporting”. O antigo jogador do Benfica diz ainda que, em Alvalade como na Luz, “a pressão é alta” e isso prepara os atletas para o ambiente da Premier League