Barcelona: Éric Abidal é a próxima vítima
Bartomeu prometeu uma reestruturação da equipa principal após a debacle de Lisboa e depois da saída do treinador Quique Setién, na segunda-feira, esta terça é a vez do diretor para o futebol a abandonar o Barcelona
18.08.2020 às 15h46

Quality Sport Images/Getty
Partilhar
Nos anos 90, a telenovela brasileira "A Próxima Vítima" tinha como grande mistério um assassino que possuía uma lista do horóscopo chinês com as datas de nascimento de uma série de personagens que ao longo da trama seriam mortas das maneiras mais variadas (e horríveis).
Não é bem isso que se passa no Barcelona, mas o certo é que o desastre de Lisboa, aquela copiosa derrota nos quartos-de-final da Champions com o Bayern Munique por 8-2, está a fazer mossa e muita gente vai cair.
O primeiro foi Quique Setién, o técnico, que na segunda-feira acertou a rescisão com o clube. Num comunicado, a junta diretiva do Barcelona, liderada por Josep Bartomeu, anunciava não só a saída do treinador, mas também que estava a caminho "uma ampla reestruturação na equipa principal". E esta terça-feira caiu Éric Abidal.
O antigo jogador do clube e até agora diretor do futebol sai dois anos depois de voltar ao clube onde ganhou quatro ligas espanholas e duas Ligas dos Campeões.
"O Barcelona e Éric Abidal chegaram a um acordo que termina o contrato entre as duas partes", pode ler-se em mais um curto comunicado no site oficial. "O clube gostaria de agradecer publicamente o seu profissionalismo e a sua relação próxima e positiva com todos os aspetos da família blaugrana", diz ainda a nota.
O clube já anunciou que para já não haverá eleições, mesmo que a liderança de Josep Bartomeu seja mais contestada que nunca. Só em março de 2021 os sócios do Barcelona voltarão às urnas. Até lá, questiona-se quem será a próxima vítima em Camp Nou.
Relacionados
- Futebol internacional
Presidente do Barcelona não se demite, mas convoca eleições... para 2021
A partir de 15 de março de 2021, poderá haver um novo Barcelona, se essa for a vontade dos sócios
- Futebol internacional
Barcelona oficializa saída de Quique Setién. Direção promete "ampla reestruturação na equipa principal"
Treinador espanhol é a primeira vítima da copiosa derrota dos catalães na Liga dos Campeões, frente ao Bayern Munique, por 8-2. Imprensa espanhola diz que Ronald Koeman é o favorito
- Revista de Imprensa
Presidente do Barcelona já ligou a Koeman para ser o próximo treinador dos catalães
Josep Maria Bartomeu decidiu tomar as rédeas da crise do Barcelona. Para além dos problemas institucionais e económicos, o clube enfrenta uma situação desportiva preocupante, depois de uma época sem títulos e de uma derrota humilhante na Liga dos Campeões
- Liga dos Campeões
Aqui jaz o Barça. Paz à sua alma
O Bayern atropelou, envergonhou, humilhou e goleou (8-2) uma equipa a que, em tempos, chamaríamos Barça. Mas nunca a poderíamos chamar assim, a (não) jogar desta forma, sem nada de uma genética reconhecida ao clube, onde até Messi foi completamente engolido pelos alemães, que se não são a melhor equipa da Liga dos Campeões, pelo menos pareceram sê-lo durante o tempo que jogaram - ou treinaram, como às tantas também chegou a parecer - no enterro de uma era no Barcelona. E a pior crítica que se pode escrever é que poderia ter sofrido muito mais golos