Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Leipzig vai poder ter 8.500 adeptos nas bancadas no início da Bundesliga

Os adeptos vão ocupar um quinto da Arena Leipzig, na Alemanha, em jogo frente ao Mainz

Lusa

Hannibal Hanschke

Partilhar

O Leipzig vai poder ter nas bancadas do seu estádio 8.500 espetadores para o jogo com o Mainz, a 20 de setembro, a contar para a primeira jornada da temporada de 2020/21 da liga alemã de futebol.

O clube recebeu a autorização prévia das autoridades locais para ocupar um quinto da Arena Leipzig, mas a permissão fica dependente da evolução do índice de infeção na região.

Atualmente, a taxa é de 3,2 casos novos por semana por 100 mil habitantes e se este valor ficar abaixo de 20, o público poderá regressar ao estádio do Leipzig no jogo inaugural com o Mainz.

Proibidos adeptos do clube adversário e venda de álcool

Os 8.500 espectadores irão permitir ocupar um lugar em cinco, obedecendo ao protocolo de saúde proposto pela Liga Alemã de Futebol (DFL), sendo obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento. É proibida a venda de álcool e adeptos da equipa adversária.

Vários outros clubes da 'Bundesliga' já solicitaram permissão às autoridades locais para permitir o regresso dos adeptos aos seus estádios, mesmo que em pequeno número, como os casos do Hertha Berlim, Union Berlin, Eintracht Frankfurt e Wolfsburgo.

Antes mesmo do regresso da temporada 2020/21 da liga alemã de futebol, em 18 de setembro, alguns estádios germânicos registarão a presença de público para a primeira eliminatória da Taça da Alemanha, a decorrer de 11 a 14 de setembro.

A DFL, promotora da Taça, colocou nas mãos de cada cidade a decisão do regresso do público aos estádios e na ausência de consenso ao nível federal serão as secretarias de saúde regionais ou municipais, que administram as medidas preventivas contra a pandemia de covid-19, que decidem.