Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

“O Tiago Dantas é baixo, mas tem uma personalidade forte, é curioso e vamos trabalhar o seu físico. É um jogador excitante”

O treinador do Bayern de Munique falou ao canal alemão Sport 1 sobre as potencialidades do jogador português emprestado aos bávaros pelo Benfica

Tribuna Expresso

Gualter Fatia

Partilhar

Tiago Dantas, emprestado pelo Benfica ao Bayern de Munique com uma opção de compra de €7,5 milhões, está a gerar curiosidade entre os germânicos e foi por isso objeto de um trabalho jornalístico do canal alemão Sport 1. As questões fundamentais que os adeptos de futebol na Alemanha querem ver respondidas são as seguintes: quem é Tiago Dantas, porquê Tiago Dantas, o que pode fazer Tiago Dantas.

Daí que o Sport 1 tenha falado com José Boto, antigo diretor de prospeção do Benfica que agora está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Disse ele: “Conheço o treinador do Bayern [Hans Flick] há muito tempo e há cerca de seis anos convidei-o para uma conversa no Benfica. Foi então que ele assistiu a um torneio e viu o Tiago Dantas a jogar. Deste então, ficou fã do Tiago e foi sempre perguntando por ele”.

De maneiras que parece certo que Dantas foi um pedido de Flick, o treinador que conquistou tudo pelo Bayern de Munique em 2019-20, inclusivamente a Liga dos Campeões num trajeto que inclui um atropelamento e fuga ao Barcelona. O técnico dos bávaros foi também escutado pelo Sport 1: “Como treinador, gosto muito de trabalhar com ele. O Tiago é um grande futebolista, tem a mente aberta e é curioso. Já está a mostrar as suas qualidades nos nossos treinos”. Depois, claro, um tema inevitável face às caraterísticas de Dantas, franzino e relativamente baixo (1,70m) para uma posição onde teoricamente se pede peso. “Sim, ele é baixo, mas tem uma disposição forte. Vamos trabalhar em seu físico. Temos um plano claro para melhorá-lo.”

E, por fim, uma comparação também ela inevitável: Tiago poderá fazer de Thiago? “O Thiago [Alcântara, que seguiu para o Liverpool e ocupa o lugar de médio] é um talento excecional e ainda há um longo caminho a percorrer para chegar a este nível. OTiago tem a sua própria identidade, é um jogador excitante.”