Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Mike Dean vai voltar aos relvados depois de se ter afastado devido a ameaças de morte

Árbitro inglês pediu escusa dos últimos jogos depois de receber ameaças de morte após o Manchester United-Southampton e o Fulham-West Ham

Lusa

Clive Rose/Getty

Partilhar

O árbitro Mike Dean foi esta terça-feira nomeado para dirigir um jogo da 25.ª jornada da Liga inglesa de futebol, depois de ter ficado de fora da jornada anterior da prova, na sequência das ameaças de morte que recebeu.

De acordo com a lista de nomeações divulgada pela Premier League, Mike Dean, de 52 anos, vai arbitrar o Burnley-West Bromwich, no sábado, após 10 dias de um interregno motivado pelas ameaças de morte recebidas através dos perfis de familiares nas redes sociais.

O experiente juiz ainda dirigiu o Leicester-Brighton, para os oitavos de final da Taça de Inglaterra, em 10 de fevereiro, mas pediu escusa dos jogos seguintes, pretensão essa que foi aceite pela federação inglesa.

No início do mês, Mike Dean dirigiu os jogos Manchester United-Southampton (9-0) e Fulham-West Ham (0-0), nos quais expulsou, com cartão vermelho direto, o polaco Jan Bednarek (Southampton) e o checo Tomas Soucek (West Ham).

A Comissão independente da Liga inglesa acabou por retirar os dois cartões vermelhos aos jogadores.

O organismo de controlo de arbitragem em Inglaterra e o patrão da Premier League, Richard Masters, consideraram “indesculpáveis” as ameaças ao árbitro, e apelaram às redes sociais para que tomem medidas em relação aos abusos.