Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Público nas bancadas da Premier League? A acontecer, só na última jornada

O governo inglês apresentou o novo plano de desconfinamento e a 17 de maio vai ter início o primeiro de três passos do regresso do público aos eventos desportivos, em que será permitido até um quarto da capacidade de cada estádio, nunca ultrapassando as 10.000 pessoas. A última jornada da liga inglesa está marcada para 23 de maio

Lusa e Tribuna Expresso

Phil Noble/Pool via Getty Images

Partilhar

A liga inglesa de futebol poderá voltar a ter público nos estádios na última jornada da atual temporada, no final de maio, com o limite máximo de 10.000 espetadores por recinto, anunciou esta segunda-feira o governo britânico.

Na apresentação do plano de desconfinamento para o Reino Unido, devido à pandemia de covid-19, o primeiro-ministro, Boris Johnson, explicou que no dia 17 de maio vai ter início o primeiro de três passos do regresso do público aos eventos desportivos, em que será permitido até um quarto da capacidade de cada estádio, nunca ultrapassando as 10.000 pessoas.

A 38.ª e última jornada da Premier League está agendada para 23 de maio e já estará abrangida pelas novas medidas.

Para eventos desportivos em pavilhão, os recintos poderão ter ocupação até metade da sua capacidade, nunca excedendo 1.000 espetadores.

As novas medidas também poderão abranger o Europeu de futebol (Inglaterra e Croácia jogam em Wembley a 13 de junho) e também o torneio de Wimbledon, que não se realizou em 2020. A edição deste ano tem início marcado para 28 de junho.

No final de 2020, alguns jogos da Premier League voltaram a ter público, com a presença de 2.000 adeptos, mas o governo acabou por voltar a fechar os estádios devido ao aumento do número de casos positivos e mortes relacionadas com o novo coronavírus, que levou o Reino Unido a entrar em novo confinamento.

Os outros campeonatos do ‘big 5’ (Alemanha, Espanha, França e Itália) ainda não anunciaram qualquer plano para o regresso dos adeptos aos jogos de futebol.