Tribuna Expresso

Perfil

Futebol internacional

Há um novo nome na história do futebol inglês: Rebecca Welch é a primeira árbitra nomeada para um jogo masculino

A árbitra inglesa foi a primeira mulher a ser escolhida para apitar um jogo profissional masculino em Inglaterra: “Isto mostra que há oportunidades reais para as jovens, que se perguntam se são capazes de ser árbitras, ou para as que, já sendo, aspiram a mais”

tribuna expresso e lusa

EFL

Partilhar

A árbitra Rebecca Welch tornou-se a primeira mulher nomeada para um jogo de futebol das ligas profissionais inglesas, depois de hoje a Liga Inglesa (EFL) a ter convocado para apitar o encontro Harrogate Town-Port Vale.

“Esta é a maior conquista da minha carreira. Arbitrei em Wembley a final feminina da Taça de Inglaterra, em 2017, que será sempre um marco importante. Mas é sempre bom conseguir coisas destas”, afirmou Welch, que deverá dirigir o encontro entre as duas equipas da 'league two', quarto escalão, na segunda-feira.

Em declarações à EFL, Rebecca Welch considerou que a sua nomeação mostra às mais jovens que há oportunidades reais de progredirem na carreira.

“Isto mostra que há oportunidades reais para as jovens, que se perguntam se são capazes de ser árbitras, ou para as que, já sendo, aspiram a mais”, disse, acrescentando que nos últimos 10 anos tem trabalhado “duro e de forma comprometida”.

Em fevereiro de 2010, Amy Fearn tornou-se a primeira mulher a dirigir uma partida de futebol masculino, quando apitou os últimos 20 minutos do jogo entre o Coventry City e o Nottingham Forest, da segunda liga inglesa, devido a uma lesão do árbitro principal.

Mais história a ser feita por Stéphanie Frappart: será a primeira mulher a arbitrar um jogo de qualificação de seleções masculinas

Depois de ser a primeira mulher a apitar um jogo de futebol masculino da Ligue 1, da Liga dos Campeões e da Super Taça Europeia, a francesa Stéphanie Frappart foi nomeada para arbitrar o Países Baixos-Letónia, a contar para a fase de apuramento para o Mundial de 2022