Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Futebol internacional

Nem Mourinho, nem Paulo Fonseca, nem Unai Emery: Eddie Howe é o primeiro treinador da era saudita do Newcastle

Os "magpies" anunciaram que o técnico inglês, de 43 anos, assinou contrato com o clube até ao verão de 2024. Após vários nomes sonantes terem sido apontados ao Newcastle, que está na penúltima posição da Premier League, será Howe, que se destacou no comando do Bournemouth, o primeiro treinador da gestão saudita do emblema do Nordeste inglês

Pedro Barata

Jan Kruger/Getty

Partilhar

Quando, a 7 de outubro, foi anunciado que o Newcastle havia sido comprado por um consórcio liderado pelo fundo soberano da Arábia Saudita, ficou logo evidente que uma das primeiras mudanças a realizar estava no comando técnico da equipa. Steve Bruce, o homem que liderava os "magpies" há pouco mais de dois anos, foi despedido após ter orientado somente um encontro sob o olhar dos novos donos do clube.

Com Bruce, o conjunto do Nordeste de Inglaterra não venceu nenhum dos primeiros nove desafios da temporada, e com Graeme Jones como técnico interino, o Newcastle somou dois empates e uma derrota, continuando sem vencer na época 2021/21.

Ora, após semanas de muita especulação em torno de quem seria o primeiro treinador da era de domínio da Arábia Saudita no Newcastle, com Paulo Fonseca a ser apontado ao cargo, José Mourinho a admitir uma "conexão emocional" com o clube e Unai Emery a assumir o interesse por parte dos "magpies", foi anunciado que será Eddie Howe o novo responsável técnico do conjunto de St. James' Park.

Em comunicado, o Newcastle revelou que o inglês de 43 anos assinou contrato até ao verão de 2024. Howe disse ser "uma grande honra" tornar-se no novo treinador de um clube "com a dimensão e história" do Newcastle, realçando tratar-se de uma "oportunidade maravilhosa". Já Amanda Staveley, que detém 10% do clube, garantiu ter ficado "incrivelmente impressionada" com Howe durante o "rigoroso processo de recrutamento" que foi levado a cabo, assegurando ser um "excelente encaixe" para o Newcastle.

Eddie Howe destacou-se como treinador no Bournemouth, conseguindo levar a equipa desde a League One - o 3.º escalão do futebol inglês - até à Premier League, onde liderou o conjunto entre 2015-16 e 2019-20. Nesta última campanha, Howe não conseguiu evitar a descida de divisão, tendo depois abandonado o Bournemouth, mas ainda assim o trabalho que realizou levou-o a tornar-se num dos técnicos britânicos mais cotados.

Agora, Howe terá o desafio de evitar a descida de divisão do Newcastle, que está na 19.ª posição da Premier League, sem qualquer triunfo e apenas com 5 pontos após 11 jornadas realizadas. Recorde-se que o consórcio que comprou o clube, o qual é liderado pelo fundo soberano da Arábia Saudita, já expressou "grandes ambições" para o futuro do Newcastle, mas tem sido alvo de críticas devido às acusações que são feitas ao regime saudita relativamente ao "desrespeito pelos direitos humanos".