Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Futebol internacional

Brasil, invicto e com um recorde de 20 anos no horizonte, já está apurado para o Catar 2022

Uma vitória por 1-0 contra a Colômbia, a 50 da era Tite, bastou para confirmar a qualificação do Brasil para o próximo Campeonato do Mundo, que se disputa em novembro e dezembro de 2022. Os brasileiros são a única seleção que nunca falhou uma Copa

Tribuna Expresso

Alexandre Schneider

Partilhar

O jogo esteve embrulhado demasiado tempo, mérito dos colombianos que mordiam o meio-campo nem por isso muito criativo do Brasil. Depois de entrarem Vinícius Jr. e Antony, mexidas que levaram à passagem de Lucas Paquetá (autor do golo, aos 72’) para o meio, a equipa de Tite melhorou e carimbou a qualificação para o Catar 2022.

O Brasil, que esteve em todos os Campeonatos do Mundo da história (e que nunca perdeu em casa nas classificações para Copa), leva 11 vitórias em 12 jornadas (34 pontos), o que se traduz na melhor prestação desta seleção em qualificações para Mundiais.

Mais: permite aos brasileiros sonharem com o melhor desempenho de sempre de uma seleção na qualificação sul-americana, já que a Argentina de Marcelo Bielsa conquistou 43 pontos na caminhada para o Mundial 2002. Estão 15 pontos por disputar e na próxima terça-feira há um Argentina-Brasil no San Juan del Bicentenario, em San Juan (23h30, Sport TV1).

Alexandre Schneider

A vitória sobre a Colômbia, que teve um ou outro momento do discreto Luis Díaz (e de James Rodríguez, que regressou um ano depois), foi a 50 da era Tite, que nas classificações para Campeonatos do Mundo soma 21 vitórias e três empates, um registo importante.

A qualificação sul-americana apura as quatro primeiras seleções (atualmente Brasil, Argentina, Equador e Chile). O quinto classificado (atualmente Colômbia) disputará a passagem ao Catar 2022 contra uma equipa da Oceânia.

Brasil de Neymar e companhia juntam-se a Catar, organizador, Alemanha e Dinamarca no lote de apurados para o próximo Mundial, a disputar-se em novembro e dezembro de 2022.