Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Em Portugal, só se jogam 45 minutos por jogo. E em nenhum outro lugar se joga tão pouco

O Observatório CIES calculou o tempo útil de jogo em 37 competições europeias e a I Liga aparece no lugar onde toda a gente supunha que estaria: o último

Tribuna Expresso

Gualter Fatia

Partilhar


O Observatório CIES calculou o tempo útil de jogo em 37 competições (a Premier League não foi analisada) e chegou a uma conclusão que, empiricamente, cá bem no fundo, toda a gente que por aqui anda já suspeitava: a I Liga portuguesa é aquela em que, efetivamente, se joga menos à bola (50%). Se um jogo tem 90, portanto, apenas 45 minutos, o equivalente a uma primeira ou segunda parte de um encontro.

Comparativamente, a I Liga está a mais de 10% da I liga sueca (60%) ou da Champions League (60,2%); na holandesa Eredivisie (58,6%), na Bundesliga (58,5%), na Serie A (57,8%), na Ligue 1 (56,1%) e La Liga (55.8%), os números são francamente superiores aos nossos. Aliás, há mais tempo útil de jogo nas segundas ligas francesa, alemã e italiana do que cá.

Pormenorizando: a equipa com menor tempo útil de jogo na Champions League é o FC Porto (52,6%) e, em Portugal, é o Feirense que apresenta níveis piores (45,7%). A melhor? O Belenenses de Silas, que tem 55,2%.