Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Marque já na agenda: há uma mão cheia de clássicos (decisivos) em breve

Os quatro primeiros classificados da Liga portuguesa vão disputar a final four da Taça da Liga e as meias-finais da Taça de Portugal, pelo que vai haver muitos jogos de alto nível nos próximos tempos

Tribuna Expresso

Gedson, do Benfica, e Nani, do Sporting, em duelo no dérbi da primeira volta da Liga, que terminou com um empate (1-1)

Gualter Fatia/Getty

Partilhar

À 18ª jornada, o topo da Liga portuguesa está assim: FC Porto (43 pontos), Benfica (38), Sporting de Braga (37) e Sporting (35). Depois, a final four da Taça da Liga está assim: Benfica-FC Porto, Sporting de Braga-Sporting. E, por fim, as meias-finais da Taça de Portugal estão assim: FC Porto-Sporting de Braga e Benfica-Sporting.

Ou seja, nos próximos tempos, o futebol português - que está a ser claramente dominado pelos quatro clubes mais poderosos da Liga - vai ter uma série de clássicos (dos "velhos" e dos "novos", incluindo então o Sporting de Braga) em agenda, que serão decisivos para o que resta da época.

Ainda para mais, os mais variados clássicos serão disputados dentro de um calendário de jogos extremamente apertado para os clubes, algo que foi recentemente alvo de reflexão numa reunião de treinadores na Cidade do Futebol, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol.

Dos quatro clubes que dominam atualmente o futebol português, apenas o Sporting de Braga terá a vida ligeiramente mais folgada nos próximos tempos, uma vez que já não está nas competições europeias, ao contrário dos rivais.

O FC Porto disputa os oitavos de final da Liga dos Campeões, frente à Roma, a 12 de fevereiro (fora, 20h) e a 6 de março (em casa, 20h), enquanto Benfica e Sporting disputam os 16 avos de final da Liga Europa, frente a Galatasaray e Villarreal, respetivamente. O Benfica vai à Turquia a 14 de fevereiro (17h55) e joga na Luz a 21 de fevereiro (20h), enquanto o Sporting recebe o Villarreal também a 14 de fevereiro (20h) e vai a Espanha a 21 de fevereiro (17h55).

Os clássicos em agenda

22 de janeiro - Benfica-FC Porto (final four da Taça da Liga)

23 de janeiro - Sporting de Braga-Sporting (final four da Taça da Liga)

3 de fevereiro - Sporting-Benfica (20ª jornada da Liga)

5 de fevereiro - FC Porto-Sporting de Braga (1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal)

6 de fevereiro - Benfica-Sporting (1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal)

17 de fevereiro - Sporting-Sporting de Braga (22ª jornada da Liga)

3 de março - FC Porto-Benfica (24ª jornada da Liga)

31 de março - Sporting de Braga-FC Porto (27ª jornada da Liga)

2 de abril - Sporting de Braga-FC Porto (2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal)

3 de abril - Sporting-Benfica (2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal)

28 de abril - Sporting de Braga-Benfica (31ª jornada da Liga)

19 de maio - FC Porto-Sporting (34ª jornada da Liga)