Silas preocupado com o FC Porto, "a melhor equipa em Portugal", mas especialmente com o mercado: "Avizinham-se tempos difíceis para nós"
Na antevisão do FC Porto-Belenenses SAD (quarta-feira, 21h15, SportTV1), Silas deixou escapar alguma preocupação com o mercado de inverno, não só por não ter reforços para a equipa, mas essencialmente porque não quer perder jogadores: "Se não perdermos ninguém, com o plantel que temos, acho que podemos lutar pela Liga Europa. Se perdermos jogadores, vai ser mais complicado"
29.01.2019 às 14h47

Sérgio Conceição e Silas
NurPhoto
Partilhar
O FC Porto
"Vamos defrontar a melhor equipa em Portugal. Mesmo não tendo vencido a Taça da Liga, considero que é a melhor equipa neste momento, por isso é que vai em primeiro. Sabemos que vai ser difícil, já jogámos no Dragão para a Taça e acho que foi o jogo em que o Porto foi mais superior a nós, nos três jogos que já fizemos esta época. Já os conhecemos bem e eles também nos conhecem bem. Acredito sinceramente que podemos vencer, como acreditava nos outros três jogos, mas nos outros perdemos. Eles são muito fortes em casa e a prova disso é que só perderam um jogo esta época, com o Benfica, no estádio da Luz. Vamos seguramente jogar para ganhar, tentar atacar, mas sabendo que eles são muito fortes. Vamos tentar pressionar, não vamos ficar atrás. Queremos pressioná-los na frente e aumentar o ritmo do jogo, é assim que gostamos de jogar".
O FC Porto estará mais frágil por ter perdido a Taça da Liga?
"Não acho. É uma equipa muito madura, tem muita experiência, o próprio Sérgio também. Normalmente não perdem duas vezes seguidas e nem perderam, perderam apenas nos penáltis. Mas o Porto, na minha opinião, foi superior ao Sporting, portanto não há razão para se sentirem feridos de orgulho. Os penáltis são sempre uma lotaria, quer dizer, não é uma lotaria, porque há muito trabalho, mas é diferente de perder nos 90 minutos. Mas tiveram tempo de recuperar anímica e fisicamente. Vamos defrontar o Porto na sua máxima força, na sua casa. Sabendo também que o 2º classificado joga hoje e eles já saberão o resultado. Já ouvi o Sérgio dizer que trabalha sempre da mesma maneira, depois de uma derrota ou de uma vitória, e sabemos que isso é verdade. Eles vão entrar para ganhar e nós também."
Será o quarto jogo entre Belenenses SAD e FC Porto esta época
"Já os conhecemos, sabemos como nos enganaram algumas vezes. O nosso problema é o nosso momento, os jogadores com quem podemos contar. Depois vocês verão, com o tempo, o que quero dizer. Vi os varios jogos do Porto nestes dias e revi os três jogos que fizemos contra eles e eles seguramente também."
Há jogadores do Belenenses SAD que vão sair da equipa?
"Vocês depois vão ver, não vou estar a dizer mais. Não é o nosso melhor momento em termos de disponibilidade de jogadores. Os que vão jogar são todos bons e gosto muito de todos, mas depois podemos é não ter muitas opções. Mas os que vão jogar são capazes de dar conta do recado."
Belenenses SAD a lutar pelo 5º
"O segredo é o trabalho e o grupo é muito coeso, com qualidade. É verdade que não temos muitas soluções a nivel de número. Temos a nível de qualidade, mas não a nível de número. O mercado também nos vai dizer um pouco onde é que nós podemos chegar. Sinceramente acho que se avizinham tempos difíceis para nós."
Vai haver reforços antes do mercado fechar, quinta-feira?
"Onde é que etão os reforços?" [sorri] Não sei. Estamos a trabalhar nisso mas não temos o poderio financeiro de outras equipas. Se não perdermos ninguém, com o plantel que temos, acho que podemos lutar pela Liga Europa, com o Vitória de Guimarães e com o Moreirense e com o Portimonense. Se perdermos jogadores, vai ser mais complicado."
Pode haver mudança de estádio devido à relva do Jamor
"Não sei, isso é um assunto que está entregue à administração. Nós só nos preocupamos em jogar e em adaptar o nosso jogo consoante a relva, se é mais lenta, mais pesada... A nossa responsabilidade é preparar a equipa para jogar onde tiver de jogar. Depois logo se vê se é prejudicial ou não. O último jogo aqui em casa não foi só prejudicial ao jogo, o mais importante é a integridade física dos jogadores. E depois, naturalmente, o espetáculo, que deve ser importante para todos os agentes do futebol. Jogaremos aqui ou noutro lado, se tiver de ser."
Relacionados
- FC Porto
Conceição e os insultos: "Foi por isso que saímos. Se é bonito? Não é. Fair play... Mas que fair play? Como dizia o outro, é uma treta"
Sérgio Conceição justificou o facto do FC Porto ter abandonado o relvado antes do Sporting levantar a Taça da Liga, na conferência de imprensa de antevisão do FC Porto-Belenenses (21h15, SportTV1): "Pegam em situações negativas que transformam em casos que parecem casos incríveis e únicos no futebol português"