Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Benfica e FC Porto: a luta continua

Os dois clubes rivais retomam, este fim de semana, a contenda muito particular na disputa do título de campeão nacional. Empatados com os mesmos pontos, mas com vantagem para os encarnados por força dos resultados entre ambos, Benfica e FC Porto defrontam o Vitória de Setúbal e o Portimonense, respetivamente

Lusa

Carlos Rodrigues

Partilhar

O Benfica e o campeão FC Porto, empatados na liderança da I Liga portuguesa de futebol, com 69 pontos, continuam a discutir o título na 29.ª ronda da prova, contra Vitória de Setúbal e Portimonense, respetivamente.

Dragões entram em campo

Numa ronda em que pode ficar confirmada a despromoção do Feirense, os 'dragões' são os primeiros a entrar em campo, no sábado, visitando os algarvios na expectativa de regressar aos triunfos, após a derrota por 2-0 sofrida no estádio do Liverpool, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

Perante um adversário que segue num tranquilo 10.º lugar, os 'azuis e brancos' são favoritos frente a um adversário que venceram por 4-1 na primeira volta do campeonato, em dezembro de 2018, no Estádio do Dragão.

Um 'bis' de Marega e golos de Tiquinho Soares e Brahimi 'anularam' um primeiro golo de Vítor Tormena aos campeões nacionais, que chegam à 29.ª ronda com uma série de quatro vitórias seguidas para a Liga.

A última derrota foi precisamente em casa, com o Benfica, por 2-1, e desde então os dois clubes têm lutado pela liderança, sendo que as 'águias' empataram na jornada seguinte (2-2 na receção ao Belenenses), colocando os rivais numa igualdade pontual que ainda sem mantém.

O panorama dos encarnados

Também os 'encarnados' terão nas pernas um jogo europeu, ao receberem hoje o Eintracht Frankfurt na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, chegando à receção de domingo ao Vitória de Setúbal, 11.º classificado, com três vitórias seguidas no campeonato.

Pelo meio, a equipa de Bruno Lage foi eliminada nas meias-finais da Taça de Portugal, pelo rival Sporting, enquanto a formação orientada por Sérgio Conceição eliminou o Sporting de Braga e apurou-se para o jogo decisivo.

Arranque da 29.ª jornada

No sábado, o Sporting visita o Desportivo das Aves, 12.º posicionado, à procura de consolidar o terceiro lugar - conquistado na jornada anterior - e conseguir chegar à sexta vitória consecutiva na I Liga, perante um adversário que goleou por 4-1 na primeira volta.

No domingo, o Sporting de Braga, que caiu para quarto lugar, recebe o 'aflito' Tondela, frente ao qual procura recuperar de duas derrotas seguidas na prova, com FC Porto e Moreirense, bem como da eliminação na Taça de Portugal.

A 29.ª jornada abre na sexta-feira, com um confronto entre o Desportivo de Chaves, 17.º e penúltimo colocado, e o Belenenses, sétimo, num duelo em que os 'flavienses' precisam de somar pontos para escapar à zona de despromoção à II Liga.

No sábado, as ambições europeias do Moreirense são testadas na visita ao Santa Clara, enquanto no domingo o Vitória de Guimarães procura aproximar-se, ou não deixar escapar o 'vizinho', na visita ao Rio Ave.

No mesmo dia, o Marítimo, 13.º classificado, recebe o lanterna-vermelha Feirense, que pode ser virtualmente despromovido à II Liga, em função também dos resultados das equipas em luta pela manutenção, como o Boavista, que recebe o Nacional, 16.º colocado e primeira equipa abaixo da 'linha de água'.

Lusa