Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Uma noite tranquila

O FC Porto venceu tranquilamente o Vitória de Setúbal, por 4-0, e avançou para os oitavos de final da Taça de Portugal. Os sadinos, reduzidos a 10 jogadores à meia-hora de jogo, não conseguiram criar dificuldades à equipa de Sérgio Conceição

Tribuna Expresso

Carlos Rodrigues

Partilhar

Esta é uma daquelas noites em que há muito pouco para escrever. É que o FC Porto-Vitória de Setúbal teve pouca história, principalmente a partir da meia-hora de jogo, altura em que tudo ficou praticamente definido.

Se, antes, os sadinos ainda podiam pensar em surpreender os portistas, fruto de uma "nova" equipa com a entrada do novo treinador Julio Velásquez, a verdade é que a expulsão de André Sousa deitou tudo a perder.

Porque, a partir de então, o FC Porto conseguiu materializar a superioridade que já demonstrava nos minutos iniciais e, com dois golos de rajada, já perto do intervalo, sentenciou precocemente o jogo.

Ao derrubar Corona - que já antes tinha enviado uma bola à trave -, André Sousa foi expulso e apenas demorou uma mão cheia de minutos para o FC Porto se adiantar.

Num livre direto de Alex Telles, Makaridze defende para a frente e Mbemba aparece a fazer o 1-0. Vantagem justa que demoraria poucos instantes a aumentar: aos 42', depois de uma assistência de Otávio, o jovem Fábio Silva - titular na frente de ataque com Marega - fez o 2-0.

O Vitória de Setúbal ainda tentou mexer no jogo - Ghilas entrou para o ataque -, mas logo à entrada da 2ª parte os portistas voltaram a aumentar o marcador: primeiro, Jubal marcou um autogolo, após cruzamento de Telles; depois, Marega aproveitou para finalizar de forma certeira um cruzamento de Corona, hoje extremo.

Sérgio Conceição não demorou muito a ajustar o onze - Diogo Costa, Manafá, Mbemba, Diogo Leite, Alex Telles, Corona, Danilo, Loum, Otávio, Marega e Fábio Silva -, fazendo descansar algumas peças fundamentais para defrontar os Young Boys e dando minutos a outras - entraram Aboubakar, Tiquinho e Nakajima - e o jogo terminou como começou: tranquilo.