Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Covid-19. AF Porto suspende todos os jogos de futebol e futsal até 23 de março

Presidente da maior associação de futebol do país diz à Tribuna Expresso que um um surto epidémico desta extensão e relevância não se trava apenas com palavras mas com atos e a colaboração de todos. O adiamento dos jogos acontece nos jogos masculinos e femininos e em todos os escalões

Isabel Paulo

Phil Walter

Partilhar

A Associação de Futebol do Porto decidiu, esta terça-feira, após reunião de direção, suspender, até nova comunicação, os jogos de todas as competições de futebol e futsal, masculinos e femininos e de todos os escalões, na área da sua jurisdição e que estejam programados entre a presente data e 23 de março de 2020, altura em que “oportunamente” será reavaliada a situação e feita nova comunicação.

À Tribuna Expresso, o presidente da maior associação de futebol do país, Lourenço Pinto, afirmou que em primeiro lugar está “a saúde dos praticantes e das suas famílias”, numa altura em que a região norte é a mais afetada pela epidemia do novo vírus.

A suspensão todos os jogos tutelados pela AF Porto vai ser de imediato comunicada aos clubes filiados e SADs, árbitros e demais interessados. Em comunicado, a AF Porto alerta que tendo em conta o surto epidémico de Covid–19 que tem atingido Portugal, com particular incidência na zona Norte, o adiamento é uma questão de precaução.

“A prática de desporto implica a interação e contacto próximo de todos os intervenientes, nomeadamente atletas, árbitros, médicos, dirigentes”, refere a AF Porto, lembrando que os jogos disputados são acompanhados por inúmeros elementos do público, pais, familiares, amigos, jovens e crianças. “Os jogos são pois espaços de afluência de intenso público, todos estes intervenientes se movimentam, dentro e fora dos espaços e eventos desportivos, potenciando assim a transmissão do vírus e a propagação da doença”, sublinha a nota.

“A defesa da saúde pública é um direito supremo e inalienável dos cidadãos; um surto epidémico desta extensão e relevância não se trava apenas com palavras mas com atos e a colaboração de todos”, frisou ainda o líder da AF Porto à Tribuna Expresso.

Covid-19. Todos os jogos da I Liga vão jogar-se à porta fechada

Grupo de emergência criado pela Federação Portuguesa de Futebol anuncia medida drástica "para monitorizar o impacto do Covid-19"