DGS e Liga vão analisar o regresso ao futebol. Mas quando? "Nos próximos tempos"
Graça Freitas, diretora-geral da saúde, resumiu, esta terça-feira, que existem "regras e normas que a Direção-Geral [da Saúde] instituiu para a população em geral" e depois há que ver "como é que se aplicam na prática", dando conta de que vai analisar esse assunto com a Liga de Clubes - o que, por consequência, abrange a discussão do regresso à competição nos campeonatos de futebol
21.04.2020 às 16h28
TIAGO PETINGA
Partilhar
A Direção-geral da Saúde vai analisar “nos próximos tempos” com a Liga de clubes o reatamento das competições de futebol, advertindo para a necessidade de serem observadas as regras contra o contágio por covid-19 instituídas para toda a população.
“Este assunto vai ter que ser analisado nos próximos tempos, com a própria Liga”, referiu a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa diária de acompanhamento da pandemia.
Questionada sobre o eventual regresso do futebol profissional em junho, com jogos à porta fechada e testes regulares a todos os jogadores, Graça Freitas afirmou que cada uma dessas pretensões “encerra uma questão muito complexa”.
“Nós temos regras e normas que a Direção-geral [da Saúde] instituiu para a população em geral e depois temos que ver como é que se aplicam na prática para evitar sempre que exista um aumento do risco de propagação e contágio da doença”, advertiu.
As competições profissionais em Portugal - I Liga e II Liga - continuam suspensas, após a realização de 24 das 34 jornadas previstas, bem como a Taça de Portugal, que tem Benfica e FC Porto como finalistas.
Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Relacionados
- Coronavírus
Futebol só com lugares cativos distribuídos pelo estádio? Possível, mas muito complicado
António Costa referiu no sábado, em entrevista ao Expresso, que o regresso do futebol pode ser feito "totalmente à porta fechada" ou com adeptos distribuídos pelas bancadas. De FC Porto, Sporting e Benfica chegam, essencialmente, reações de cautela. Logisticamente, a operação seria complexa
- Coronavírus
Presidente do Marítimo critica Sporting e Nacional, "que querem ser mais espertos do que os outros"
Carlos Pereira diz que os clubes estão a desrespeitar o estado de emergência, pela quantidade de gente que estão a envolver, e pede à Liga de futebol para se pronunciar
- Futebol internacional
UEFA garante que as ligas europeias estão prontas para voltar à competição, mas sem adeptos no estádio
Aleksander Ceferin defendeu, em entrevista ao "Corriere della Sera", que o mais importante é "trazer alegria às pessoas nestes tempos difíceis", mesmo que respeitando as medidas de segurança que farão com que os jogos, quando os campeonatos forem retomados, tenham de se realizar à porta fechada
- Sporting
Covid-19. O Sporting está de regresso, mas não é bem um regresso aos treinos
O Sporting vai abrir a Academia de Alcochete aos seus futebolistas, para que estes possam trabalhar de forma individual no relvado