Encontrou-se: FC Porto, o menos mau
Já sabendo do empate do Benfica em Portimão, o FC Porto entrou no Dragão, frente ao Marítimo, com tudo para se isolar na liderança da Liga... e conseguiu-o, através de um golo de Corona, logo no início do jogo
10.06.2020 às 23h41

Corona marcou um golaço na última jornada, no Dragãoi
Quality Sport Images
Partilhar
Antes do FC Porto-Marítimo começar, às 21h30 desta noite, já todos sabíamos que o Benfica tinha voltado a escorregar, empatando em Portimão, depois de estar a vencer por 2-0, o que motivou o título da crónica sobre o referido jogo: "Procura-se: Benfica".
Ora na procura por esse Benfica - esse Benfica que, ao contrário do atual, não vencia apenas uma vez em 10 jogos - há aqui uma espécie de mapa que pode ajudar o adepto/leitor, apresentado pelo treinador Blessing Lumueno: "Campeão incompetente: o vencedor da Liga 2019/2020 será o menos mau".
Perante a parca qualidade de jogo apresentada e os resultados pouco claros de parte a parte, a verdade é que, faltando apenas oito jornadas para o final da Liga, dificilmente teremos um campeão que convença, para um lado ou para o outro.
Mas, pelo menos na 26ª jornada, podemos dizer que foi encontrado o menos mau: o FC Porto.
Com Alex Telles e Zé Luís de volta ao onze, por troca com Otávio e Soares, a equipa de Sérgio Conceição apresentou-se no 4-4-2 habitual, frente a um Marítimo que se adaptou para fazer frente ao adversário, optando por jogar com três centrais, o que gerava uma linha de cinco defesas lá atrás (mais três médios, mais dois avançados).
Mas a estratégia de José Gomes não contava com a surpreendente criatividade de Jesús Corona, esta noite a jogar mais à frente, a ala direito, com Manafá a fazer a posição de lateral do mesmo corredor. Logo aos 6', numa bola perdida junto à área do Marítimo depois de um lançamento lateral, Corona mostrou espontaneidade na finalização e desferiu um remate sem preparação que surpreendeu o guarda-redes Charles.
A vantagem portista não era, ainda assim, indicativa de grande coisa, a ver por aquilo que tinha acontecido no jogo do rival, poucos minutos antes. Havia que procurar controlar o jogo com bola, perante um Marítimo que tentava sair rapidamente para o ataque com bolas em profundidade, e, esta noite, o FC Porto foi capaz de fazê-lo, mesmo que sem grande virtuosismo.
Ainda que, alguns minutos depois do golo, Maeda tenha assustado, num desentendimento entre Pepe e Marchesin, acabou por haver sempre mais FC Porto, que se instalou desde cedo no meio-campo adversário.
A equipa de Sérgio Conceição tinha mais bola e ia tentando entrar pelos corredores laterais para chegar à área do Marítimo: foi assim que Corona cruzou para a cabeça de Sérgio Oliveira, com a bola a ser defendida por Charles.
Do outro lado do relvado, Marchesin respondia da mesma forma, porque o Marítimo, lá de vez em quando, conseguia chegar à baliza com perigo: Joel Tagueu, com um excelente cabeceamento, viu a bola parar nas mãos de Corona.
Depois de um remate de longe de Sérgio Oliveira que Charles desviou, o FC Porto foi para o intervalo a vencer e regressou para a 2.ª parte de forma muito tranquila. Charles voltou a desviar remates perigosos de Luis Díaz e Sérgio Oliveira, enquanto o Marítimo procurava atrever-se mais no ataque, mas sem grande sucesso, apesar de ter rondado várias vezes a área de Marchesin.
Aos 72', Sérgio Conceição voltou a promover nova estreia na equipa, do jovem de 20 anos Fábio Vieira, que também esteve muito perto de marcar.
Já em cima da hora, a única má notícia da noite para o FC Porto: Alex Telles viu o segundo amarelo e foi expulso.
De resto, só boas notícias: o FC Porto venceu, mesmo sem grande brilhantismo, e isolou-se na liderança da Liga, com 63 pontos, mais dois do que o Benfica. Na próxima jornada, os portistas defrontam o Aves, último classificado da prova.
Procura-se: Benfica
Relacionados
-
“O FC Porto é naturalmente mais favorito, mas as exibições não têm qualidade”
Ribeiro Cristóvão atribui favoritismo aos "dragões" para o título, mas considera que o campeonato está longe de ter ficado decidido
-
Sérgio Conceição: "Na 1.ª parte fizemos o golo e tivemos um ou outro erro que podia ter dado golo do Marítimo"
As declarações de Sérgio Conceição após o FC Porto-Marítimo (1-0), da 26ª jornada da Liga, na flash interview da SportTV
-
Alex Telles e Zé Luís de regresso ao onze do FC Porto
Confira os onzes do FC Porto-Marítimo, da 26ª jornada da Liga (21h30, SportTV1)
-
Em direto: FC Porto 1-0 Marítimo (final)
Siga ao minuto o jogo entre FC Porto e Marítimo, a contar para a 26ª jornada da Liga (21h30, SportTV1)
-
Procura-se: Benfica
Depois de uma 1.ª parte sólida, em que marcou dois golos e parecia seguro o suficiente para uma noite tranquila, o Benfica decidiu eclipsar-se no regresso do intervalo. Entregou a bola, o controlo, entregou o jogo. O Portimonense empatou e há quatro jogos seguidos na liga que os encarnados não saem disto