Tribuna Expresso

Perfil

Futebol nacional

Foi até ao fim: a vaga da Liga Europa ficou para o Rio Ave

Rio Ave vence no Bessa e conquista última vaga na Liga Europa, A formação de Vila do Conde terminou com mais um ponto que o Famalicão, que acabou em sexto, após empatar com o Marítimo, no limite, e falhou inédita presença europeia

Lusa e Tribuna Expresso

MANUEL FERNANDO ARAÚJO

Partilhar

O Rio Ave garantiu este sábado a última vaga na Liga Europa em futebol, ao conquistar o quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol com um triunfo no reduto do Boavista por 2-0, em encontro da 34.ª jornada.

Os comandados de Carlos Carvalhal, que beneficiaram do empate 3-3 do Famalicão no Funchal, com o Marítimo, venceram no Bessa com um 'bis' do iraniano Taremi (17 e 84 minutos), que igualou na liderança dos marcadores os benfiquistas Pizzi e Vinícius.

A formação de Vila do Conde, que já tinha disputado a Liga Europa em 2014/15, 2016/17 e 2018/19, terminou com 55 pontos, contra 54 do Famalicão, que acabou em sexto e falhou inédita presença europeia. O Boavista foi 12.º, com 39.

Famalicão

Por seu turno, o Famalicão falhou este sábado o inédito apuramento para as competições europeias, ao empatar 3-3 na visita ao Marítimo, na 34.ª e última jornada da I Liga, sendo ultrapassado pelo Rio Ave na luta pela Europa.

Zainadine, aos dois minutos, René, aos 48, e Erivaldo, aos 90+5, marcaram os golos dos madeirenses, que terminam a temporada na 11.ª posição, com 39 pontos, enquanto Fábio Martins, aos 45+6, de grande penalidade, Roderick, aos 87, e Rúben Lameiras, aos 90+1, assinaram os golos dos visitantes.

O Famalicão, que dependia apenas de si para qualificar-se para a segunda pré-eliminatória da Liga Europa, acabou o campeonato na sexta posição, com 54 pontos, menos um do que o Rio Ave, que este sábado venceu o Boavista, por 2-0.