Treinador do Gil Vicente “totalmente recuperado da Covid-19”. Clube espera autorização para voltar a treinar
O Sporting - Gil Vicente foi o primeiro jogo da I Liga a ser adiado devido a casos positivos
23.09.2020 às 13h21
Nuno Botelho
Partilhar
O treinador Rui Almeida, um dos 18 elementos do Gil Vicente que acusou positivo nos testes à Covid-19, já recuperou da infeção, confirmou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol, numa nota na rede social Facebook.
O emblema de Barcelos frisou que o técnico, de 50 anos, contratado neste verão para substituir Vítor Oliveira, está "totalmente recuperado da Covid-19", tal como o treinador de guarda-redes, Miguel Matos.
Com a recuperação desses dois elementos, que cumpriram "quarentena obrigatória", a equipa técnica está agora completa, refere ainda a nota do emblema minhoto.
O plantel gilista espera agora a luz verde das autoridades de saúde para voltar a treinar em conjunto, no relvado, após ter sido colocado em quarentena obrigatória, devido aos casos de infeção detetados entre 11 e 13 de setembro, em 10 jogadores, cinco elementos da equipa técnica e restante estrutura do futebol e três pessoas alheias ao futebol profissional.
O Gil Vicente já adiantou, na terça-feira, que a receção ao Portimonense, relativa à segunda jornada do campeonato e agendada para as 16:00 de domingo, "não está em risco".
O embate com a turma de Portimão pode marcar a estreia dos galos na edição 2020/21 da I Liga, depois de o encontro da primeira ronda, com o Sporting, em Lisboa, previsto para as 18:30 do passado sábado, ter sido adiado para a semana entre 12 e 16 de outubro.
O jogo entre Sporting e Gil Vicente, duas equipas com casos confirmados de Covid-19, foi o primeiro do principal campeonato português a ser adiado, depois das autoridades de saúde terem decidido "não estarem reunidas as condições necessárias" para a sua realização.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 965.760 mortos e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.925 pessoas dos 69.663 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Relacionados
- Atualidade
Sporting - Gil Vicente vai jogar-se na semana de 12 a 16 de outubro
Encontro já foi oficialmente adiado pela Liga e já tem semana para se realizar. Falta apenas confirmar data e hora
- Futebol nacional
Treinador do Gil Vicente diz que equipa "está disponível para ir a jogo" com o Sporting, mesmo com limitações
Rui Almeida frisou que o plantel gilista, em quarentena face às ordens das autoridades de saúde, está disponível para competir no imediato, apesar da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) ter comunicado, na quinta-feira, que não estavam reunidas as "condições necessárias" para a realização do duelo em Alvalade
- Atualidade
Gil Vicente não treinou de manhã e aguarda ordem da DGS para voltar a fazê-lo
Após a Direção Regional de saúde ter suspendido o treino da equipa minhota na manhã desta quinta-feira, o clube avança não ter recebido qualquer notificação da DGS em relação aos trabalhos de conjunto previstos para a tarde. O plantel tem 10 jogadores em quarentena e cinco membros do staff, entre os quais o treinador Rui Almeida