Dois jogos, circunstâncias diferentes: o Benfica, a Covid-19 e o último classificado. O FC Porto, Quaresma e o Guimarães
Esta terça-feira, os dois rivais entram em campo para a Liga, dois dias depois do triunfo do Sporting diante do Belenenses SAD, no Jamor
29.12.2020 às 9h13

Seferovic e Pizzi estão fora das contas de Jesus por terem testado positivo à covid-19
MIGUEL RIOPA
Partilhar
O Benfica recebe hoje o Portimonense e tenta reaproximar-se do líder Sporting na I Liga de futebol, num dia em que o campeão FC Porto joga em casa do Vitória de Guimarães.
Os ‘encarnados’ recebem o 18.º e último classificado desfalcados de mais dois jogadores, depois de o lateral-direito João Ferreira e de o avançado Haris Seferovic terem acusado positivo ao novo coronavírus, juntando-se a Pizzi, Jardel e Gonçalo Ramos, que acusaram anteriormente, bem como aos lesionados André Almeida e Gabriel.
A equipa 'encarnada', que entra em campo a partir das 18:00, tenta ‘colar-se’ ao Sporting e voltar a uma diferença de apenas dois pontos, depois de os ‘leões’ terem vencido no domingo o Belenenses SAD por 2-1, em jogo da 11.ª jornada do campeonato.
O FC Porto chega a esta jornada com uma série de 11 vitórias em 12 jogos, distribuídos por várias competições, a última das quais a valer na semana passada a conquista da Supertaça, ao derrotar em Aveiro o rival Benfica por 2-0.
Os ‘dragões’ chegam ao jogo de Guimarães, agendado para as 21:00, com o central Mbemba ainda em dúvida, devido a uma mialgia na coxa esquerda.
Também hoje, o Moreirense, que não vence há cinco jogos e está apenas um ponto acima da linha de descida, ocupada por Tondela (nove pontos) e Portimonense (oito, com menos um jogo), recebe o Santa Clara (13 pontos em 10 jogos), a partir das 18:45.
Na segunda-feira, o Sporting de Braga ascendeu ao segundo luar provisório, com os mesmos 24 pontos do Benfica, ao golear em casa do Boavista por 4-1, enquanto, no outro jogo do dia, o Marítimo foi vencer a Vila do Conde o Rio Ave por 3-1.
Relacionados
-
Jorge Jesus e o mercado: "Estamos preparados para o que possa acontecer. Não preciso de dizer o valor do Arão e do William"
Numa conferência de imprensa ao jogo com o Portimonense em que se falou muito de "nota artística" e "momento", Jorge Jesus admitiu que o Benfica está no mercado, mas que até pode não entrar ou sair ninguém
-
Jesus não queria Luisão no Benfica. Agora, Luisão pode ser a sua salvação
Na quarta-feira, o antigo central foi ao centro e impôs os seus 1,96m e os seus muitos quilos e a sua voz aos jogadores do Benfica, alguns deles ex-colegas. Apontou-lhes o dedo e eles mantiveram-se impassíveis, de cabeça baixa perante o peso simbólico do antigo capitão cuja fúria Rui Costa tentou suavizar sem sucesso - porque Luisão voltaria à carga. Luisão e Jorge Jesus partilham uma longa história que não começou especialmente bem, em 2009, mas o xerife parece o único capaz de sacudir a letargia deste Benfica estranhamente resignado
-
“Houve momentos divertidos no autocarro, os jogadores estiveram dois dias com as famílias. A seguir, voltei com a mesma azia de sempre”
O treinador do FC Porto lançou o jogo de terça-feira, em Guimarães, diante do Vitória SC, que a sua equipa irá encarar “como uma final”, depois da Supertaça. Sérgio Conceição não quis abordar o mercado, deu os parabéns por “mais um aniversário a Pinto da Costa” e garantiu que não preparou o encontro com os olhos postos em Ricardo Quaresma