89% dos atletas olímpicos portugueses defendem adiamento dos Jogos de Tóquio
Após auscultar os atletas integrados no Projeto Tóquio 2020, João Rodrigues comunicou à Comissão de Atletas Olímpicos internacional que a maioria dos atletas portugueses defende o adiamento do maior evento desportivo do mundo. 82% dos inquiridos consideram que, a manter-se as datas previstas, os Jogos não seriam justos do ponto de vista desportivo
23.03.2020 às 18h44

Tomohiro Ohsumi/Getty
Partilhar
A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) informou, esta segunda-feira, a sua congénere do Comité Olímpico Internacional que a maioria dos atletas portugueses integrados no Projeto Tóquio 2020 defende o adiamento dos Jogos Olímpicos.
Esta manifestação de vontade surge no seguimento do que têm sido os últimos desenvolvimentos relativos ao cenário de adiamento da realização dos Jogos Olímpicos, previstos para daqui a quatro meses, e no dia em que o Comité Olímpico de Portugal também pediu ao Comité Olímpico Internacional para cancelar o evento por tempo indeterminado devido à pandemia de COVID-19.
A decisão da CAO, liderada por João Rodrigues, o velejador português com mais presenças olímpicas, foi tomada após auscultação dos atletas atualmente integrados no Projeto Tóquio 2020, estivessem ou não já qualificados. Nesse sentido, a CAO elaborou um questionário, que foi enviado aos 89 atletas referidos.
Ao inquérito da CAO responderam 74 atletas, ou seja, 83% dos atletas integrados no Projeto Tóquio 2020. Destes, 89% são da opinião de que os Jogos deveriam ser adiados, com cerca de dois terços a advogar o adiamento para 2021.
Por outro lado, 82% dos atletas consideram que, a manterem-se as datas atuais, os Jogos Olímpicos não seriam justos do ponto de vista desportivo. Dos inquiridos, apenas 42% considera ter as condições mínimas para treinar, embora sem a exigência que a preparação olímpica obriga.
Relacionados
- Jogos Olímpicos
COP envia carta ao Comité Olímpico Internacional a pedir adiamento dos Jogos de Tóquio
Comité Olímpico de Portugal quer "rapidez numa solução de adiamento que tranquilize os atletas e as organizações desportivas" e lembra a dificuldade dos atletas em treinar-se nas melhores condições, numa altura em que faltam apenas quatro meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio
- Jogos Olímpicos
"O cancelamento não é uma possibilidade", diz o primeiro-ministro do Japão, mas adiamento de Tóquio 2020 "pode ser inevitável"
Shinzo Abe admitiu pela primeira vez que poderá ser impossível realizar os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 já que "os atletas estão em primeiro lugar". Uma decisão oficial só deverá ser tomada daqui a quatro semanas
- Jogos Olímpicos
Se os Jogos Olímpicos forem em 2020, o Canadá não vai enviar atletas a Tóquio
Comité Olímpico do Canadá é o primeiro a determinar que não participará nos Jogos Olímpicos de 2020 e exige o adiamento do evento por um ano. Austrália pede também que o Jogos passem para 2021
- Coronavírus
Jogos Olímpicos de Tóquio mantêm-se: "Não é necessário tomar decisões drásticas"
O Comité Olímpico Internacional anunciou que os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam a 24 de julho, não serão adiados: "Não é necessário tomar decisões drásticas neste momento"