Comité Olímpico Internacional nega que Jogos de Tóquio estejam próximos do cancelamento
Tal como o governo japonês, também o COI desmentiu a notícia do jornal britânico "The Times", que afirmava que o executivo do Japão já tinha decidido internamente que os Jogos Olímpicos não poderão acontecer, devido à pandemia da covid-19
22.01.2021 às 12h10

FABRICE COFFRINI/Getty
Partilhar
Depois do desmentido do governo japonês, agora é o Comité Olímpico Internacional (COI) a negar que os Jogos Olímpicos de Tóquio estejam a um passo do cancelamento.
“Algumas notícias que circularam esta sexta-feira afirmam que o Governo do Japão concluiu, de forma privada, que os Jogos Olímpicos de Tóquio serão de ser cancelados devido ao coronavírus. Isto é categoricamente falso”, pode ler-se num comunicado publicado nos meios do COI.
Este desmentido acontece depois do jornal britânico “The Times” escrever na quinta-feira, citando fonte do governo japonês, que o executivo nipónico tinha concluído internamente que o cancelamento dos Jogos Olímpicos era inevitável devido a pandemia de covid-19, que continua sem dar tréguas, apesar do processo de vacinação já estar em andamento.
“Na reunião do Conselho Executivo do COI em julho passado ficou acordado que a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 acontecerá a 23 de julho deste ano e o programa e locais de provas foram novamente agendados de acordo com esta data. Todas as partes envolvidas estão a trabalhar juntas para preparar uns Jogos Olímpicos bem-sucedidos este verão”, diz ainda o comunicado, em que o COI se compromete a implementar “todas as medidas possíveis contra a covid-19” e a organizar uns Jogos Olímpicos “seguros”.
Comité Olímpico quer que a missão portuguesa seja vacinada antes dos Jogos
Relacionados
- Jogos Olímpicos
Comité Olímpico quer que a missão portuguesa seja vacinada antes dos Jogos
A vacinação da missão portuguesa "seria importante", diz o Comité Olímpico de Portugal, para que todos possam "preparar-se sem dificuldades"
- Jogos Olímpicos
O Japão está em estado de emergência mas “a realização dos Jogos é o nosso caminho, não discutimos outro”, garante o organizador
O Japão reforçou hoje a ideia de realizar os Jogos Olímpicos previstos para este Verão na capital japonesa, apesar dos rumores sobre o seu possível cancelamento, devido à gravidade da situação pandémica no país e no resto do mundo