Mourinho e o PSG-Basaksehir: "Lamento muito que tenha acontecido no meu desporto e estou muito triste, não queremos isto no futebol"
O treinador do Tottenham diz que foi "icónico" o que aconteceu no jogo entre franceses e turcos, com todos a concordarem abandonar o campo depois de um episódio de racismo
09.12.2020 às 16h22
XXSTRINGERXX xxxxx
Partilhar
O treinador português José Mourinho classificou hoje de “icónico” o episódio de alegado racismo do quarto árbitro no jogo Paris Saint-Germain-Basaksehir, da sexta jornada da Liga dos Campeões de futebol, que levou à sua interrupção.
"Um jogo da Liga dos Campeões ser interrompido aos 14 minutos pode tornar-se em algo icónico e não deve acontecer novamente. Lamento muito que isso tenha acontecido no meu desporto e estou muito triste, porque não queremos isto no futebol. Conheço o árbitro [principal], não o quarto, e ele é um grande tipo, um árbitro muito bom", disse o técnico dos ingleses do Tottenham, em conferência de imprensa.
Mourinho acrescentou que o quatro árbitro, o romeno Sebastian Coltescu, “cometeu um erro inexplicável e que só ele pode pedir desculpa e aceitar as consequências".
O incidente ocorreu quando o quarto árbitro deu sinal ao árbitro principal, o compatriota Ovidiu Hategan, para expulsar o treinador adjunto do Basaksehir Pierre Webo, tendo-se este queixado que Coltescu utilizou a expressão “negro”, recusando-se a sair do campo.
Após vários minutos, o 'staff' da equipa turca e os jogadores, seguidos pelos do PSG, decidiram abandonar o relvado, numa altura em que o jogo estava empatado 0-0 e o presidente do clube turco, Göksel Gümüsdag, disse que os jogadores só voltariam hoje ao terreno de jogo se Coltescu não voltasse.
Já hoje, a UEFA designou uma nova equipa de arbitragem, liderada pelo holandês Danny Makkelie, para dirigir o que falta concluir do jogo, com reinício agendado para as 17:55 (hora de Lisboa).
Relacionados
- Revista de Imprensa
UEFA anuncia uma “investigação rigorosa" às palavras racistas do quarto árbitro que chocaram o mundo do futebol
A atitude do quarto árbitro do jogo entre o PSG e o Istambul Basaksehir originou a condenação por parte de várias entidades, entre as quais o próprio presidente turco
- Liga dos Campeões
O 4.º árbitro do PSG-Basaksehir terá chamado "negro" a um treinador-adjunto. Os jogadores saíram de campo e o jogo foi adiado
A meio da primeira parte do PSG-Basaksehir, da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o treinador-adjunto da equipa turca, Pierre Webó, foi expulso e o jogo foi suspenso porque, logo a seguir, todos os jogadores se terão recusado a continuar. A razão: o quarto árbitro terá, alegadamente, dirigido um insulto racista ao técnico camaronês e as duas equipas decidiram fazer algo em relação a isso. A UEFA vai analisar o incidente e o jogo será retomado esta quarta-feira, às 17h55, com uma nova equipa de arbitragem