Tribuna Expresso

Perfil

Liga dos Campeões

A fava saiu ao FC Porto e chama-se Juventus

A equipa de Sérgio Conceição vai defrontar a Juventus de Cristiano Ronaldo nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O primeiro jogo realizar-se-á entre a terceira e a quarta semanas de fevereiro no Estádio do Dragão

Diogo Pombo

David Lidstrom/Getty

Partilhar

No fundo e na prática, só poderia calhar um tubarão ao FC Porto. Ficando em segundo lugar do seu grupo (atrás do Manchester City), os portistas já se teriam mentalizado de que a fava lhes sairia esta segunda-feira no sorteio da Liga dos Campeões. E a que saiu foi a Juventus, sendo quase escusado explicar porquê.

O clube italiano é o monstro dominador no futebol do seu país e vai em nove títulos da Série A conquistados de seguida. Esta década esteve numa final da Champions, em 2015, perdida para o Barcelona, e desde então que procura regressar à decisão para emparelhar o sucesso interno com uma conquista europeia que já lhe foge desde 1996 - quando venceu o Ajax na primeira de três finais consecutivas.

Hoje a Juventus não é o clube matulão entre os matulões, não é quem está e joga de forma temível ou impressiona pela maneira como tem sido superior a adversários. Não, a equipa treinada por Andrea Pirlo ainda está com dores de crescimento com o novo e ainda imberbe treinador, mas não deixa de ser a Juventus e de ter os jogadores que tem, com Cristiano Ronaldo à cabeça.

O português continua a ser o ponta da lança da campeã italiano e, aos 35 anos, é o foco do futebol atacante da equipa que também tem Paulo Dybala, Leonardo Bonucci, Álvaro Morata ou o eterno Gianluigi Buffon, todos estiveram, por exemplo, no 0-3 que a Juventus impôs ao caótico Barcelona na última jornada da fase de grupos, em Camp Nou, para terminar na liderança e assim calhar com o FC Porto nestes oitavos-de-final da prova.

A Juventus não é temível, toda-poderosa ou justificante de medos como já foi. Mas já pode sê-lo daqui a dois meses e aí está talvez a maior condicionante deste sorteio: junta equipas agora, quando a forma coletiva e os momentos individuais dos jogadores podem estar muito diferente do que estarão em meados de fevereiro e no início de março.

Os oitavos-de-final da Liga dos Campeões:

Borussia Mönchengladbach-Manchester City
Lazio-Bayern Munique
Atlético de Madrid-Chelsea
RB Leipzig-Liverpool
FC Porto-Juventus
Barcelona-PSG
Sevilha-Borussia Dortmund
Atalanta-Real Madrid

Datas dos jogos:

Primeira mão: 16/17/23/24 fevereiro
Segunda mão: 9/10/16/17 março