Tribuna Expresso

Perfil

Liga Europa

São quatro e andam aos pares: FC Porto e Sporting vão à Holanda, Braga e Guimarães a Inglaterra

FC Porto, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães fazem de Portugal o país mais representado na prova este ano e estes são os adversários que vão encontrar pela frente na fase de grupos da Liga Europa

Lídia Paralta Gomes e Pedro Candeias

FABRICE COFFRINI/Getty

Partilhar

Naturalmente que as sortes teriam de ser diferentes para FC Porto, Sporting (cabeças de série), Braga (pote 2) e Vitória de Guimarães (pote 4), portanto os trabalhos das quatro equipas portuguesas na fase de grupos da Liga Europa serão mais ou menos complicados. Comecemos pelo Sporting, no Grupo D, que tem como adversário mais forte o PSV (Holanda); depois, apresentam-se o Rosenborg (Noruega) e o semi-desconhecido Lask, da Áustria. O FC Porto está no Grupo G, com o Young Boys (Suíça), o Feyenoord (Holanda) e o mítico Glasgow Rangers (Escócia) - teoricamente, um grupo acessível para os dragões. O Vitória de Guimarães ficou com o fortíssimo Arsenal (Inglaterra), o Eintracht Frankfurt (Alemanha) e os belgas do Standard Liége. Mas, provavelmente, o pior sorteio calhou ao SC Braga que enfrentará o histórico Besiktas (Turquia) e o Wolverhampton (Inglaterra) potenciado pelos milhões da Fosun e com o contingente português; o eslovaco Bratislava é a equipa aparentemente mais fácil de derrotar.

Grupo A
Sevilha
APOEL
Qarabag
Dudelange

Grupo B
Dynamo Kiev
Copenhaga
Malmö
Lugano

Grupo C
Basileia
Krasnodar
Getafe
Trabzonspor

Grupo D
Sporting
PSV
Rosenborg
Lask

Grupo E
Lazio
Celtic
Rennes
Cluj

Grupo F
Arsenal
E. Frankfurt
Standard Liège
Vitória SC

Grupo G
FC Porto
Young Boys
Feyenoord
Rangers

Grupo H
CSKA Moscovo
Ludogorets
Espanyol
Ferencvaros

Grupo I
Wolfsburgo
Gent
St. Etiénne
Olexandria

Grupo J
Roma
Borussia Mönchengladbach
Basaksehir
Wolfsberg

Grupo K
Besiktas
SC Braga
Wolverhampton
Bratislava

Grupo L
Manchester United
Astana
Partizan Belgrado
AZ Alkmaar

12h20: E... rrrola a bola.

12h16: Giorgio Marchetti, secretário-geral adjunto da UEFA, toma as rédeas e explica as condicionantes do sorteio.

12h10: Em palco está Ashley Cole, um dos grandes laterais do futebol internacional, que anunciou o fim de carreira recentemente. Ele será um dos homens do sorteio. Paulo Ferreira, ex-defesa português e antigo colega de Cole, também sobe ao palco. Ferreira recorda os melhores momentos nas finais europeias que participou.

12h08: Ora, a gala arranca desde já com a eleição do melhor jogador da edição passada da Liga Europa, que é Eden Hazard, do Chelsea.

- Bom dia, ou boa tarde, conforme a sua inclinação sobre esta questão do “o que se deve dizer às 12h?”. É a essa hora que arranca o sorteio da fase de grupos da Liga Europa, este ano com mais equipas portuguesas que o habitual. São quatro: FC Porto, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães. Aliás, Portugal é mesmo o país com mais equipas nesta fase da prova.

- FC Porto e Sporting serão cabeças de série, o Sp. Braga integra o Pote 2 e o Vitória o Pote 4.

- Estando no Pote 1, FC Porto e Sporting já têm assegurado que evitam alguns dos gigantes que estão nesta edição da Liga Europa, como o Arsenal, Manchester United, Roma ou Sevilha.