Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Armand Duplantis bate o recorde de salto com vara

LUKASZ SZELAG

Partilhar

O sueco Armand Duplantis, de 20 anos, bateu hoje o recorde do mundo de salto com vara, num ‘meeting’ na cidade polaca de Torun, com um salto de 6,17 metros.

O campeão europeu de 2018, e vice-campeão do mundo, uma prata conquistada em outubro de 2019, em Doha, estabeleceu a nova marca, um centímetro acima do anterior registo, de 6,16, conseguida pelo francês Renaud Lavillenie em fevereiro de 2014, na Ucrânia.

“Era algo que queria desde que tinha três anos de idade. É um grande ano, e é uma boa forma de o começar”, explicou o jovem sueco, após bater o recorde com o sexto salto em Torun.

  • Quem é Duplantis, que pula prédios de dois andares?

    Modalidades

    Armand Duplantis é o adolescente que nasceu e vive nos EUA, compete pela Suécia e ascendeu aos 6,05 metros no salto com vara (mais alto do que o último ouro olímpico), no domingo, para ser campeão Europeu. Dele dizem ser uma enciclopédia da modalidade, que tem nas paredes do quarto pósters da lenda a quem agora ganha. Com 7 anos, ainda saltava descalço enquanto batia as marcas mundiais da sua faixa etária e treinava na pista que os pais lhe montaram no quintal. A Tribuna Expresso republica o perfil de Armand que acabou de bater o recorde mundial de salto com vara, aos 20 anos, fixando-o em 6,17 metros