Tribuna Expresso

Perfil

Modalidades

Natação: Seto, grande esperança japonesa nos Olímpicos, foi suspenso por adultério

Daiya Seto é recordista mundial dos 200 metros mariposa e dos 400 metros estilos. Na cultura japonesa, assim como as celebridades locais da indústria do entretenimento, também os atletas se devem comportar de maneira exemplar

Lusa

MARK RALSTON

Partilhar

O nadador japonês Daiya Seto, recordista mundial dos 200 metros mariposa e dos 400 metros estilos, foi suspenso até ao final do ano de treinar e competir oficialmente, após ter sido revelado um relacionamento extraconjugal, foi hoje anunciado.

Daiya Seto, de 26 anos, grande esperança nipónica às medalhas nos Jogos Olímpico Tóquio2020, a realizar em 2021, aceitou a sanção imposta pela federação japonesa de natação e, num comunicado, pediu desculpa pelo seu “comportamento irresponsável”.

Na cultura japonesa, assim como as celebridades locais da indústria do entretenimento (como a música, cinema e televisão), também os atletas se devem comportar de maneira exemplar e qualquer desvio à norma é severamente sancionado.

Seto, que foi ‘apanhado’ num vídeo a entrar num hotel com a amante, poderá continuar a treinar em privado para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021, devido à pandemia de covid-19.

O multimedalhado nadador japonês é ainda o atual campeão mundial dos 400 metros estilos, título que defendeu com sucesso em 2015, em Kazan, na Rússia. Seto conquistou ainda o bronze na mesma prova nos Jogos Olímpicos Rio2016, no Brasil.