Natação: Seto, grande esperança japonesa nos Olímpicos, foi suspenso por adultério
Daiya Seto é recordista mundial dos 200 metros mariposa e dos 400 metros estilos. Na cultura japonesa, assim como as celebridades locais da indústria do entretenimento, também os atletas se devem comportar de maneira exemplar
14.10.2020 às 15h24

MARK RALSTON
Partilhar
O nadador japonês Daiya Seto, recordista mundial dos 200 metros mariposa e dos 400 metros estilos, foi suspenso até ao final do ano de treinar e competir oficialmente, após ter sido revelado um relacionamento extraconjugal, foi hoje anunciado.
Daiya Seto, de 26 anos, grande esperança nipónica às medalhas nos Jogos Olímpico Tóquio2020, a realizar em 2021, aceitou a sanção imposta pela federação japonesa de natação e, num comunicado, pediu desculpa pelo seu “comportamento irresponsável”.
Na cultura japonesa, assim como as celebridades locais da indústria do entretenimento (como a música, cinema e televisão), também os atletas se devem comportar de maneira exemplar e qualquer desvio à norma é severamente sancionado.
Seto, que foi ‘apanhado’ num vídeo a entrar num hotel com a amante, poderá continuar a treinar em privado para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto de 2021, devido à pandemia de covid-19.
O multimedalhado nadador japonês é ainda o atual campeão mundial dos 400 metros estilos, título que defendeu com sucesso em 2015, em Kazan, na Rússia. Seto conquistou ainda o bronze na mesma prova nos Jogos Olímpicos Rio2016, no Brasil.