Dustin Johnson vence o Masters (e com recorde)
O número um do ranking mundial de golfe venceu o Masters de Augusta, sucedendo a Tiger Woods
15.11.2020 às 20h55

Jamie Squire
Partilhar
O golfista norte-americano Dustin Johnson, número um mundial, venceu hoje o Masters de Augusta, conquistando o segundo ‘major’ na carreira e batendo o recorde do campo, com um agregado de 20 pancadas abaixo do par.
Johnson totalizou 268 pancadas, 20 abaixo do par do histórico campo, localizado no estado norte-americano da Geórgia, um registo que supera por duas o anterior recorde, de 18 abaixo do par, alcançado pelos compatriotas Tiger Woods, campeão cessante, em 1997, e Jordan Spieth, em 2015.
Na quarta e última volta, Johnson entregou um cartão com 68 pancadas (quatro abaixo do par do campo), fruto de seis ‘birdies’ (uma pancada abaixo do par do buraco) e dois ‘bogeys’ (uma acima), depois de nos três dias anteriores ter totalizado 65, 70 e 65 golpes.
O líder da hierarquia mundial, que tinha vencido apenas um ‘major’, o US Open, em 2016, terminou com uma vantagem de cinco pancadas sobre o sul-coreano Sungjae Im e o australiano Cameron Smith, segundos colocados, com um agregado de 273, depois de hoje terem necessitado de 69 golpes.
Woods com uma volta para esquecer
Tiger Woods, detentor de cinco títulos no Masters, o último dos quais conquistado em 2019, protagonizou uma volta desastrosa, terminando com 76 golpes (287 no total da prova), depois de ter atirado por três vezes a bola para a água no mesmo buraco, o que lhe custou um embaraçoso séptuplo ‘bogey’.
Considerado um dos melhores praticantes da história da modalidade, Woods nunca tinha necessitado de tantas tentativas para completar um buraco num torneio do PGA Tour ao longo da extensa e vitoriosa carreira, despedindo-se do Masters em que defendia o título no grupo dos classificados na 38.ª posição.
A 84.ª edição do Masters, que decorre no Augusta National Golf Club, estava inicialmente agendada para decorrer entre 09 e 12 de abril, mas foi adiada para novembro devido à pandemia de covid-19.
A prova está a decorrer à porta fechada, sendo apenas permitida a presença de cerca de 500 pessoas, entre as quais membros do Augusta National Golf Club, responsáveis do torneio, convidados e familiares de jogadores.
Relacionados
- Modalidades
Volta onde já foste feliz: Tiger Woods brilha em Augusta
Tiger Woods, que venceu o Masters em 2019, voltou a brilhar em Augusta, nos EUA: cumpriu uma volta sem bogeys em majors, 106 voltas depois
- Modalidades
A diferença num Masters outonal: há trovoada e chuva, não há golfe
O Masters de Augusta começou esta madrugada, na Geórgia, nos EUA, mas não demorou muito a ser interrompido, devido à tempestade que assola a região
- Modalidades
Sergio Garcia testa positivo à covid-19 e fica fora do Masters
O golfista espanhol, que venceu o Masters em 2017, tem covid-19 e não poderá participar no torneio que começa quinta-feira em Augusta
- Atualidade
Bryson DeChambeau. O louco golfista a quem chamam cientista esperto
Tem a receita mais simples dos campos de golfe: bate-se a primeira bola o mais longe possível e depois logo se vê. O triunfo no recente Open dos EUA trouxe-o para a ribalta a figura de um golfista com mestrado em física e que coloca a ciência no cerne do jogo