Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Modalidades

“Estou muito feliz por anunciar que volto a casa”. É oficial: vinte anos depois, Pau Gasol está de regresso ao Barcelona

Em 2001, deixou o Barcelona e na NBA tornou-se num dos melhores jogadores europeus da história, com dois títulos pelos Lakers. Regressa agora ao clube onde se tornou profissional, com os olhos ainda nos Jogos Olímpicos de Tóquio, apesar de não jogar há quase dois anos

Lídia Paralta Gomes

Lisa Blumenfeld/Getty

Partilhar

É uma carreira cheia de títulos e que regressa à casa de partida: aos 40 anos, Pau Gasol vai voltar a jogar no Barcelona, 20 anos depois de deixar a equipa catalã para se tornar num dos europeus mais bem-sucedidos da história da NBA.

Há dois dias surgiram os primeiros rumores de que o gigante de 2,16m estaria prestes a assinar com a equipa com a qual fez a sua estreia como profissional, mas só esta terça-feira surgiu a confirmação por parte de Gasol.

“Estou muito feliz por anunciar que volto a casa e que em breve me vou juntar ao plantel do FC Barcelona. Quero colocar as minhas competências e experiência à disposição do clube num momento chave da temporada, ao mesmo tempo que recupero o meu estado de forma físico e começo a ter ritmo de competição”, escreveu o catalão nas suas redes sociais.

Pau Gasol terá pela frente um duro teste para voltar a jogar regularmente, já que o Barcelona é uma das melhores equipas europeias e extremo/poste não joga há praticamente dois anos, depois de se ter lesionado quando defendia os Milwaukee Bucks.

O regresso à seleção para Tóquio pode ser um dos objetivos de Gasol

O regresso à seleção para Tóquio pode ser um dos objetivos de Gasol

OZAN KOSE/AFP via Getty Images

O espanhol, que tem três medalhas olímpicas conquistadas pela sua seleção, bem como um Mundial (2006, no Japão), jogou três épocas no Barcelona antes de chegar à NBA como a 3.ª ronda do draft de 2001. Nos Memphis Grizzlies foi considerado o rookie do ano e em 2008 seguiu para os Los Angeles Lakers, onde ao lado de Kobe Bryant viveu os melhores momentos da carreira, coroados com dois títulos, em 2009 e 2010.

Gasol deixou os Lakers em 2014, tendo passado pelos Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Milwaukee Bucks, já sem o mesmo sucesso conseguido em Los Angeles. Agora, o regresso ao Barcelona poderá ser a última oportunidade de ainda conseguir um lugar na equipa olímpica espanhola para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Sinto-me muito feliz por voltar ao clube em que comecei e encaro esta oportunidade com alegria e esperança que poder dar o meu contributo à primeira equipa o mais rápido possível”, escreveu ainda o basquetebolista.